Brasil

Vídeo mostra momento em que baleia encalhada em Alagoas é devolvida ao mar

Operação de resgate em Carro Quebrado passou 24 horas molhando e cuidado de 13m de comprimento para esperar a maré cheia

Correio Braziliense
postado em 22/07/2020 10:25
Baleia viva que estava encalhada na praia de Carro Quebrado, AlagoasApós 24 horas de muito trabalho e esforço, biólogos do Instituto Biota de Conservação conseguiram salvar uma baleia que estava encalhada na 
praia de Carro Quebrado, em Alagoas. O Instituto recebeu as informações do encalhe por meio do ICMBio, que foi acionado após um vigilante avistar o animal.

De acordo com informações do Instituto, tratava-se de baleia-fin (Balaenoptera physalus), com 13 metros de comprimento. A baleia estava bastante debilitada, magra e com diversas escoriações pelo corpo. Após avaliação da equipe veterinária, o animal foi medicado e mantido umedecido para evitar a descamação da pele.

Uma publicação compartilhada por (@institutobiota) em


Ela estava encalhada viva em uma área de difícil acesso em Carro Quebrado, tendo sido necessário esperar a maré cheia para que fosse feita uma tentativa de reintrodução ao mar. O Instituto informou que foi uma operação de enormes proporções e que continuará acompanhando a região caso o animal volte a encalhar, tendo em vista o estado debilitado de saúde que fez com que o animal encalhasse.

Confira nota publicada pelo Instituto:

"É com extrema emoção e felicidade que comunicamos o sucesso na reintrodução desta Baleia-fin (Balaenoptera physalus) ao seu habitat, durante a maré alta desta tarde, o qual vinha sendo acompanhado com ansiedade por tantos de vocês! Foi uma operação de enormes proporções, que não seria possível sem o apoio e colaboração de todos os parceiros, e dedicação de nossa equipe, que se dedicou integralmente ao animal desde o cair da tarde de ontem."
  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags