Brasil

1,4 mil jabutis que sofriam maus tratos são resgatados em Minas Gerais

Animais foram encontrados desidratados e desnutridos em sacos de nylon pela PRF em Leopoldina, na região da Zona da Mata

“Não compre animal ilegal! O tráfico é cruel.” É com esse apelo sobre o tráfico de animais silvestres que termina a nota divulgada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Minas Gerais (Cetas-MG) na conta oficial do Instagram. O órgão compartilhou, na noite da última terça-feira (21/7), imagens dos 1,4 mil jabutis que foram recebidos pela equipe após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Leopoldina, no sudeste do estado.
 

Uma publicação compartilhada por (@cetas.mg) em

Na legenda, divulgada junto com as fotos, estão descritas as condições em que os animais foram encontrados: “estavam sendo transportados em sacos de nylon em situação de maus tratos, em meio a fezes e outros indivíduos mortos. Todos em situação deplorável de desidratação, desnutrição e extremamente abatidos”.
 

Saiba Mais

O texto informa que os jabutis foram aquecidos, alimentados e hidratados e que devem passar por “um processo de reabilitação” antes que seu destino seja definido. O Cetas também informou que cardeais do nordeste e calopsitas, espécies de pássaros, também foram apreendidos na ocasião, “todos bastante debilitados e em transportadores sujos e apertados”. 
 
Os técnicos terminaram lamentando o novo episódio, “o que nos resta é cuidar desses animais para que possam voltar logo para a natureza”. Confira: