Brasil

Brasil registra mais de 50 mil casos de covid-19 pelo segundo dia seguido

O número de mortes pela covid-19 confirmadas diariamente também continua em um alto patamar

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 19:30
médicos em um hospitalO Brasil registrou pelo segundo dia consecutivo mais de 50 mil casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Nesta quinta-feira (23/7), 59.961 novas infecções foram adicionadas no balanço do Ministério da Saúde, que já contabiliza, no total, 2.287.475 brasileiros infectados pelo novo vírus. É o segundo maior número de casos confirmados de um dia para o outro. 

O número de mortes pela covid-19 confirmadas diariamente também continua em um alto patamar. Sem sair da casa de mil óbitos, o país confirmou mais 1.311 mortes e já perdeu 84.082 vidas para a doença.


A única vez que o país registrou mais de 50 mil casos foi em 19 de junho, quando o Ministério da Saúde enfrentou problemas de instabilidades no sistema de atualização e precisou inserir em um mesmo dia os casos atrasados. No dia, foram acrescentados 54.771 novas infecções. 

Cinco estados registram mais de três mil casos de um dia para o outro. Somente o estado de São Paulo confirmou 12.561 novas infecções. Além de São Paulo, Bahia (5.113), Ceará (3.134), Goiás (3.174), Minas Gerais (3.827)  também observaram números altos na relação de novas infecções. 

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, explicou, em coletiva de imprensa, que os altos números registrados desde ontem no estado ocorreram devido uma instabilidade no sistema do SUS, que acabou represando os dados. “Ontem, nos espantou o número de casos que tivemos, uma elevação absolutamente espantosa, que fez com que eu e toda a equipe fizéssemos uma diligência em relação a dados para entender isso", disse 

Gorinchteyn indicou que o problema foi encontrado no DataSUS, departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS). "O DataSUS, do Ministério da Saúde, mostrou instabilidade, dificultando a inserção dos casos leves dos municípios para essas contabilizações. Com isso, todos esses dados que ficaram represados acabaram sendo lançados de uma vez só", explicou. 

Questionado pelo Correio, o Ministério da Saúde respondeu, por meio de nota, que “alguns estados apresentaram dificuldade para preencher os dados sobre covid-19 no sistema durante o último final de semana”. “Ressaltamos que a pasta prontamente auxiliou os estados na resolução do problema”, declarou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags