Brasil

Fórmula 1 corta GP Brasil

Correio Braziliense
postado em 25/07/2020 04:13

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou, ontem, que a Fórmula 1 não terá corridas no continente americano este ano. Com o cancelamento das corridas, esta será a primeira vez que o Brasil não integrará o roteiro do principal campeonato do automobilismo desde que o país começou a integrar o circuito mundial, em 1972. Estados Unidos e México ficaram de fora pelo mesmo motivo: os altos números da pandemia de covid-19. Já no Canadá, o empecilho foi o inverno rigoroso a partir de outubro.


Ontem, a organização anunciou novas provas em Portimão (Portugal), Ímola (Itália) e Nurburgring (Alemanha), como substitutas das provas canceladas na América. Até o momento, 13 corridas estão confirmadas na temporada 2020.
O GP de Interlagos, em São Paulo, estava agendado inicialmente para o feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, e a retirada da prova pode não ficar restrita a 2020. Isso porque este era o último ano do atual contrato da categoria com a pista.


No ano passado, a Liberty Media, que detém os direitos da Fórmula 1, chegou a cogitar transferir a corrida do Brasil para o Rio.


No último dia 10, o governador de São Paulo, João Doria, ressaltou a importância da Fórmula 1 para o turismo do estado paulista. Ele chegou a comunicar a realização do GP Brasil no Autódromo de Interlagos, afirmando que atenderia às exigências sanitárias.

Calendário reduzido
A pandemia não alterou apenas as cidades por onde a competição passaria justamente no ano que previa ter a maior temporada da história da F1, com um planejamento inicial de 22 GPs. O calendário também precisou de adaptações. Após a pré-temporada em Barcelona, na Espanha, a primeira prova, que seria na Austrália, foi cancelada horas antes do primeiro treino livre, após um funcionário da McLaren testar positivo para o novo coronavírus.


Adiada pela pandemia, a F1 teve início após três meses e meio de paralisação. O campeonato voltou com as provas concentradas na Europa e sem uma definição da quantidade de corridas na temporada.


Começou com rodada dupla na Áustria, seguida de provas na Hungria, Silverstone (Inglaterra, também com rodada dupla), Espanha, Bélgica e Itália.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags