Brasil

Manaus é 1ª capital a retomar aulas

postado em 29/07/2020 04:15
O governo do Amazonas anunciou, ontem, o retorno das aulas presenciais da rede pública estadual de ensino em Manaus a partir de 10 de agosto. O Amazonas é o primeiro estado do país a voltar com aulas presenciais na rede pública e instituições privadas. De acordo com o governador Wilson Lima (PSC) foi realizada uma pesquisa com pais, alunos e professores sobre a necessidade da retomada das aulas presenciais.

A volta às salas de aula será de maneira gradativa e híbrida, segundo o governo. Os primeiros a retornarem ; no dia 10 ; são os estudantes do ensino médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dia 24 de agosto, retornam os alunos do ensino fundamental (anos iniciais e finais). Segundo Wilson Lima, as escolas devem manter 50% da capacidade de alunos nas salas, com distanciamento entre as carteiras. Parte dos alunos vai acompanhar as aulas pela TV e redes sociais.

Dois pontos essenciais contribuíram para a retomada do ensino presencial: a queda no número de enterros na capital e na ocupação de leitos. Haveria uma situação de redução e de estabilidade. Já a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas, Ana Cristina Rodrigues, informou que uma assembleia geral será convocada e uma greve não deve ser descartada.

Particulares
Instituições de ensino privado retomaram as atividades em Manaus no dia 6 e dizem não ter enfrentado problemas. Conforme Nelson Falcão, diretor de Marketing do Centro Educacional Pinocchio e do Colégio Martha Falcão, que atendem ensino fundamental e médio, tudo está ocorrendo dentro do esperado. ;Nós temos carpete para desinfetar o calçado do aluno. Só entra se for de máscara. Nós temos uma catraca que anteriormente era utilizada com digital, agora nós usamos uma pulseira inteligente ; passa pelo leitor sem precisar tocar (na catraca); a temperatura é medida pelo profissional que está ali de prontidão, que é nosso enfermeiro, e quando ele (o aluno) chega na sala, tira o calçado, deixa fora da sala e entra com meia derrapante. E tem um distanciamento de 1,5 metro entre as cadeiras.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação