Brasil

Transmissão descontrolada: taxa de contágio de covid volta a subir no país

De acordo com o último levantamento do Imperial College de Londres, cada grupo de 100 infectados transmite o vírus para outras 108 pessoas

Correio Braziliense
postado em 29/07/2020 12:20

Pessoas com equipamento de proteção no escuroApós enfrentar uma semana recorde de casos e mortes por covid, o Brasil voltou a registrar aumento na taxa de contágio (Rt). Com a atualização, a epidemia no país que, na semana passada, era considerada em crescimento lento, voltou ao patamar de expansão acelerada da doença, o pior nível. A avaliação do Imperial College de Londres calcula que o Rt brasileiro é de 1,08, ou seja, cada grupo de 100 infectados transmite o vírus para outras 108 pessoas. 

 

O cálculo leva em consideração o acumulado da semana epidemiológica 30, a última concluída até o momento. Na análise anterior, o Brasil chegou perto de conseguir alcançar o controle da transmissão, com Rt de 1,01. Taxas abaixo de 1 retiram o país do nível de descontrole. No último fechamento, o Brasil registrou 319.653 casos e 7.677 mortes. Anteriormente o acumulado foi de 235.010 infecções e 7.303 óbitos. 

 

Saiba Mais

Com a atualização, o Brasil se mantém pela 14ª semana entre os países com transmissão ativa, sendo a nação americana com mais longa permanência neste patamar. No rol dos 58 países avaliados por registrar transmissão ativa, o Brasil tem a 25ª pior marca. 

 

Segundo país com mais mortes por covid-19 na América Latina, o México também observa aumentos na taxa de contágio da covid-19 com índice de 1,09. Na semana 29, chegou a registrar Rt abaixo de 1 (0,95). Outros sete países que compõem a região estão com transmissão considerada mais descontrolada do que a brasileira. Com os piores índices está a Argentina, com RT de 1,42, seguida por Honduras (1,36), Colômbia (1,26), República Dominicana (1,25), Bolívia (1,16), Venezuela (1,16), Guatemala (1,11) e o México.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags