Brasil

Polícia Federal mudará de sede em Brasília em dezembro deste ano

Mudança é falada desde desde 2008, mas só agora será concretizada e o edifício sede ''Máscara Negra'' será desocupado pela corporação

Correio Braziliense
postado em 29/07/2020 20:40
Mudança é falada desde desde 2008, mas só agora será concretizada e o edifício sede ''Máscara Negra'' será desocupado pela corporaçãoA Polícia Federal mudará de sede em Brasília em meados de dezembro deste ano, deixando o prédio conhecido como "Máscara Negra", que fica no Setor de Autarquias Sul. Informações sobre mudança de espaço ocorrem há mais de 10 anos, mas desta vez a PF confirma que, de fato, a transferência é real.

O órgão passará para o edifício Multibrasil Corporate, no Setor Comercial Norte, na Asa Norte. O objetivo da mudança é agrupar em um só local todas as unidades que compõem os órgãos centrais da PF. Hoje, as diversas áreas da corporação estão espalhadas por Brasília, como a Inteligência e setores que ficam na Superintendência da PF. A intenção é deixar todos no mesmo espaço.

A PF afirma que o prédio é mais moderno, recém-inaugurado e possui tecnologias que o "Máscara Negra", que é da década de 60, não possui. De acordo com a corporação, não haverá custos para o órgão, "uma vez que vários contratos atuais serão encerrados, pois estão contemplados no condomínio do novo prédio". 

Em 2008, já se falava em mudança de sede, apontando a falta de infraestrutura e aumento de efetivo como alguns dos motivos. A PF anunciava que iria construir um mega edifício ecológico, além de mais tecnológico e seguro que o "Máscara Negra". A construção seria feita com orçamento do órgão no Setor de Autarquias Norte, em uma área de 100 mil metros quadrados, com previsão de concluir a primeira fase (65 mil m²) em três anos.

Conforme noticiado na época, o complexo teria quatro torres com 17 andares cada, e todas receberiam um nome de personagens da mitologia grega. Na previsão, o prédio anunciado tinha restaurante, academia de musculação, praça cívica, heliponto, estande de tiro e sala de treinamento. 

O Máscara Negra foi utilizado durante a Ditadura Militar. Ali, censurava-se obras artísticas e planejava-se operações do regime autoritário.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags