Brasil

Homem testa positivo para coronavírus e ameaça cuspir na equipe médica

Caso aconteceu em São Francisco, no Norte de Minas, e a polícia precisou ser acionada para tentar conter o paciente

Correio Braziliense
postado em 04/08/2020 17:09
Policia Militar teve que ser chamada para conter idosoUm homem de 74 anos, após ter testado positivo para o coronavírus (COVID-19), desrespeitou as orientações médicas e não aceitou ficar em isolamento, em São Francisco, cidade de 56,3 mil habitantes do Norte de Minas. A Policia Militar teve que chamada para contornar a situação.

De acordo com o  boletim de ocorrência da PM, o idoso chegou a ameaçar cuspir na equipe médica e nos militares, colocando várias pessoas em risco de contaminação.
 
O fato aconteceu na noite de segunda-feira (3) no Hospital Municipal Doutor Brício de Castro, no centro da cidade situada às margens do Rio São Francisco. 
 
O homem foi levado à unidade de saúde na segunda-feira à tarde, apresentando sintomas gripais. Conforme uma fonte do hospital, o paciente recebeu o resultado do teste positivo para o coronavírus e foi orientado a permanecer na área de isolamento do pronto socorro do hospital, onde deveria ficar em observação e receber a medicação. 

Entretanto, de acordo com testemunhas, o idoso não aceitou a permanência na área de isolamento e ficou exaltado. Os servidores tiveram que chamar a Polícia Militar para tentar conter o paciente.
 
Mesmo após a chegada dos policiais, conforme o boletim de ocorrência, o homem continuou nervoso e chegou a ameaçar cuspir na equipe de saúde e nos militares, o que poderia elevar o potencial de disseminação do coronavírus na unidade de saúde. 
 
Conforme o tenente da Policia Militar, Fábio Martins Marcelo, foi necessária muita conversa com o idoso para acalmá-lo e evitar que ele cometesse qualquer ato que viesse a elevar os riscos de propagação da COVID-19 no hospital. A equipe da PM chegou à unidade de saúde às 20h e a situação somente foi contornada por volta das 23h. 
 
Ainda de acordo com a PM, por causa do estado de saúde e do risco de contaminação de outras pessoas, o paciente de São Francisco não foi detido. Mas o boletim de ocorrência será encaminhado para a Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MMPG) e Vigilância Sanitária, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. 
 
De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira (4), até agora São Francisco teve 61 casos confirmados da COVID-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags