Brasil

E-book "Lugares Apaixonantes pelo Brasil" revela 135 destinos brasileiros

O propósito da publicação é apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade e fomentar o turismo por todo Brasil. A atividade foi drasticamente impactada pela pandemia do novo coronavírus

Fernanda Strickland*
postado em 04/08/2020 18:33
A ação é uma iniciativa solidária para que toda renda arrecadada seja distribuída a projetos sociais ligados ou não ao setor turísticoProdutores de conteúdo de viagem uniram forças e escreveram um e-book sobre 135 destinos, com mais de 200 fotos. O propósito da publicação é apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade e fomentar o turismo por todo Brasil.

Ação é 100% solidária e voluntária. Além de apoiar vulneráveis, pretende ainda inspirar brasileiros a se (re)conectarem com o país por meio de destinos afetivos, fomentando o turismo nacional, drasticamente impactado com a pandemia, quando da reabertura.

O e-book ;Lugares Apaixonantes pelo Brasil; é inspirado em uma experiência de sucesso na Itália, onde um grande grupo de blogueiros de viagem criou um guia de seu país para ajudar a arrecadar fundos para o combate à covid-19. Com o exemplo da experiência italiana, a ação é uma iniciativa totalmente solidária, voluntária e propositalmente sem patrocinadores, para que toda renda arrecadada seja distribuída integralmente a projetos sociais ligados ou não ao setor turístico.

O e-book brasileiro começou a ser gestado quando Deb Waldmann, produtora de conteúdo brasileira que mora na Itália e assina o Segredos da Itália, conheceu e se encantou pela iniciativa dos colegas locais. Ela não pensou duas vezes e fez um convite aberto a todos os companheiros brasileiros que quisessem cooperar. "Fui chamando blogueiros amigos, e os amigos chamaram seus amigos, que de imediato se prontificaram a participar e ajudar os destinos que amam, chegando, assim, ao grupo atual", relata.

Há contribuições de produtores de conteúdo brasileiros que hoje vivem em outros países, como Itália, Irlanda, Portugal e Austrália, com fusos-horários diversos, mas que fizeram questão de se engajarem em um trabalho tão afetivo e empático.

Nesse contexto, o leitor encontrará inspiração para fazer viagens fora do comum, incluindo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, seja no interior ou em lugares menos óbvios nas grandes cidades, a exemplo de Presidente Figueiredo (Amazonas), Cabaceiras (Paraíba), Baturité e Ibiapaba (Ceará), Pedra Azul (Espírito Santo), Amajari e Vale do Arabobo (Roraima), entre outros. Conhecerá também um pouco sobre a hospitalidade da gente que habita o nosso país.

O projeto gráfico e editorial teve a colaboração voluntária de Patricia Papp (Viajo com Filhos), que além de blogueira é uma experiente editora (Editora Pulp); enquanto a relação com as instituições escolhidas para receber os recursos, assim como a implementação do sistema de doações, ficou a cargo de Lucila Runnacles (Viagem Cult).

"Ter a chance de participar de um projeto afetivo em benefício do turismo e das pessoas em situação de vulnerabilidade não tem preço. Ver a dedicação e o carinho de cada um dos produtores de conteúdo a esta ação 100% voluntária e solidária me faz acreditar ainda mais no próximo e mostrar que juntos somos mais fortes. Que consigamos levar felicidade e alento a quem precisa de doses de amor neste momento tão difícil", espera Gardênia Rogatto.

"Quando pudermos voltar a viajar, provavelmente, muitos países ainda não aceitarão visitantes provenientes do Brasil. Dessa forma, o turismo nacional deverá ser mais valorizado. Ao mesmo tempo, certamente, serão adotadas medidas restritivas de distância entre visitantes, como acontece, por exemplo, na Europa. Por isso, quanto mais lugares diferentes formos, melhor será para todos;, conclui.

Saiba mais

Lugares Apaixonantes pelo Brasil

Onde acessar: por meio do link

Como contribuir: o e-book será distribuído como recompensa para quem fizer uma doação a partir de R$ 10 para a iniciativa, valor mínimo para cobrir os custos da plataforma. Qualquer valor acima disso será muito bem-vindo.

*Estagiária sob supervisão de Vicente Nunes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação