Brasil

Mãe usa marca vermelha na mão para salvar filha de abusos no Pará

Agressor foi preso em flagrante e vítima receberá acompanhamento especializado de equipe multidisciplinar

Correio Braziliense
postado em 05/08/2020 14:26
Atendentes de farmácia são orientados a denunciar à polícia, via 190, e orientar vítimasA campanha Sinal Vermelho, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para facilitar denúncias de violência doméstica durante a pandemia, pode ter salvado a vida de uma adolescente de 14 anos em Santarém, no Pará. É que a mãe da jovem usou o X na palma da mão para denunciar que a filha vinha sofrendo maus tratos.
 
Ao entrar em uma farmácia da cidade, a mulher mostrou a palma da mão com o sinal vermelho para um atendente que acionou a Polícia Militar pelo 190. A denunciante foi encaminhada para o atendimento prioritário nos serviços de atendimento judiciário e contou que a filha tinha um relacionamento com um homem de 22 anos e tinha se tornado vítima de agressões verbais e físicas em casa. 
 
Após a denúncia, policiais foram até a residência do casal, mas não encontraram ninguém. Depois, seguiram para o trabalho do suspeito, onde o localizaram. A garota também estava no local e confirmou as agressões.
 
O delegado do caso determinou a prisão em flagrante do agressor, com manifestação favorável do Ministério Público do Estado, e estabeleceu fiança de um salário mínimo, além de medidas protetivas para a vítima. As medidas foram homologadas pela juíza titular da Vara de Violência Doméstica de Santarém, Carolina Maia.
 

Saiba Mais

A magistrada também determinou que, no prazo de 72 horas após a soltura do homem, a equipe multidisciplinar da Vara faça o acolhimento e o monitoramento da situação da vítima, por telefone ou meio eletrônico, e gere um relatório informativo. Não sendo possível o contato virtual, a juíza definiu que a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) seja notificada e realize o acompanhamento da vítima, preferencialmente no endereço residencial cadastrado quando da denúncia.
 
Segundo o Tribunal de Justiça do Pará, esse é o primeiro registro de uso da campanha na região. 

Como denunciar

Lançada em meados de junho deste ano pelo CNJ, a campanha do Sinal Vermelho busca facilitar a identificação de situações de abuso e violência doméstica durante a pandemia da covid-19. Isso porque as medidas de isolamento social podem dificultar o acesso das vítimas às ferramentas de denúncia.
 
O protocolo é simples: a denunciante marca a palma de uma das mãos com um X vermelho, com caneta ou batom, e mostra a um atendente de uma das mais de 10 mil drogarias cadastradas no projeto. Esses estabelecimentos se comprometeram a treinar os atendentes para oferecer auxílio discretamente e acionar a polícia através do 190.

Veja a lista das redes participantes:

1. REDE MELHOR COMPRA
2. USIFARMA – UMA NEGOCIAÇÕES
3. MULTIFARMA
4. A NOSSA DROGARIA DE CAXIAS
5. DROGAL FARMACEUTIVA
6. DROGAL FARMACIA
7. DROGARIA VENANCIO
8. EXTRAFARMA
9. FARMA PONTE
10. FARMACIA ALPHARD
11. FARMACIA PAGUE MENOS
12. FARMACIA E DROGARIA NISSEI
13. PANVEL FARMÁCIAS
14. RAIA DROGASIL
15. REDEPHARMA
16. REDE SOMA DROGARIAS
17. SANTA LUCIA DROGARIAS
18. SMALLFARMA
19. UNIVERSAL
20. DROGARIA ARAÚJO
21. RD RAIA DROGASIL
22. DPS

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags