Brasil

Pazuello recebe médicos defensores do tratamento de ozônio contra a covid

O tratamento com ozônio ganhou atenção nos últimos dias após o prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), que é médico, sugerir a aplicação de ozônio no ânus dos pacientes com covid-19

Correio Braziliense
postado em 05/08/2020 18:05
Divulgação/FacebookO ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu na última segunda-feira (3/8), médicos defensores do tratamento de ozonioterapia em pacientes com covid-19. Uma foto postada pelo deputado federal Giovani Cherini (PL-RS) na redes sociais mostra Pazuello ao lado da presidente da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM), Maria Emília Serra e outros médicos. 

O tratamento com ozônio ganhou atenção nos últimos dias após o prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), que é médico, sugerir a aplicação de ozônio no ânus dos pacientes com covid-19

Segundo a postagem do deputado Giovani Cherini, na reunião foi apresentado o projeto de tratamento da ozonioterapia em pacientes com covid-19 e um projeto de pesquisa, que segundo o parlamentar, teve “sinal verde por parte do ministério”.

Em um vídeo publicado nas redes sociais de Cherini, a presidente da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica declarou que pediu, inclusive, apoio financeiro da pasta para o projeto. 

“Tivemos a oportunidade de apresentar ao ministro o projeto, que está aprovado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Nós viemos pedir apoio do Ministério da Saúde, inclusive financeiramente, para apoiar a realização desse projeto que interessa a saúde da população brasileira”, disse Maria Emília Serra.

No próprio perfil, a médica defende o tratamento da covid-19 por ozonioterapia e afirma que um dos métodos do tratamento é a insuflação retal. “A Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM), que tenho a honra de presidir, tem protocolo de pesquisa clínica aprovado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para aplicar ozonioterapia no tratamento da covid-19 e um dos braços utiliza exatamente a insuflação retal. A sonda é fina e não oferece riscos”, afirmou. 

O Ministério da Saúde afirmou, por meio de nota, que "o efeito da ozonioterapia em humanos infectados por coronavírus ainda é desconhecido e não deve ser recomendado como prática clínica ou fora do contexto de estudos clínicos".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags