Brasil

Wanderson afirma que vacinação contra a covid será iniciada em alguns meses

Ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde na gestão de Luiz Henrique Mandetta, epidemiologista mineiro diz que o país terá vacina em alguns meses e vencerá o coronavírus

Correio Braziliense
postado em 05/08/2020 19:18
"A produção de vacinas é uma das maiores vitórias da sociedade. No entanto, não acredito que tenhamos vacinas disponíveis antes do terceiro trimestre de 2021, sendo otimista, pois, realista, eu diria que é uma estratégia para o segundo semestre de 2021.” Essa é a avaliação do epidemiologista mineiro Wanderson Kleber de Oliveira sobre a imunização contra o novo coronavírus, causador da COVID-19.

Ex-secretário de Vigilância em Saúde e considerado braço direito do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Wanderson, que completou 48 anos em 31 de julho, orienta que, por enquanto, “nossa vacina disponível está na máscara, na higienização das mãos, no distanciamento social”.

Natural de Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas Geras, criado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e, desde 2001, residente em Brasília (DF), Wanderson se graduou em enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), obteve os títulos de mestre e doutor em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem formação em centros de excelência, incluindo a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Saiba Mais

Com tanta experiência, acredita que a vacina mais promissora “será aquela que apresentar maior eficácia e efetividade.” E o senhor tomaria alguma dessas vacinas anunciadas para este ano?, perguntou o Estado de Minas ao epidemiologista. Ele respondeu, com tranquilidade: “Eu tomaria qualquer vacina aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nosso programa de imunização é um dos melhores e maiores do mundo, temos muita experiência e competência na produção de vacinas”.

Nesta entrevista, o ex-secretário, que após a passagem pelo Ministério da Saúde diz ter retornado à vida normal de servidor público federal, lembra que é preciso empenho das autoridades e da população para frear o avanço da contaminação pelo vírus. E se mostra esperançoso. “A saída está próxima. Em alguns meses iniciaremos a vacinação e venceremos esta batalha.”

Nas perguntas, o EM contou com a contribuição de dois mineiros, gente simples do interior que não esconde a preocupação com a pandemia. Perguntou uma mulher: “Doutor, mesmo tomando a vacina que anunciam aí, vamos ter que continuar usando máscara?”. E o epidemiologista foi categórico: “Sim! Até que tenhamos eliminado o vírus, será preciso usar máscara”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags