Brasil

Saúde quer comprar 1ª vacina possível e incluí-la no programa de imunização

"O Ministério da Saúde tem total interesse em adquirir qualquer vacina desde que esteja com sua eficácia comprovada", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia

Correio Braziliense
postado em 05/08/2020 20:09
Com números altos no patamar de casos e mortes e sem conseguir controlar as taxas de transmissão, o debate em torno da vacina se acentual no Brasil.  O Ministério da Saúde aposta em pelo menos quatro parcerias com as mais pesquisas mais avançadas e aproveita o cenário nacional para servir como ambiente de testagem e, assim, conseguir estreitar parcerias. A ideia, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, é adquirir a "primeira vacina que chegar". 

"O Ministério da Saúde tem total interesse em adquirir qualquer vacina desde que esteja com sua eficácia comprovada", disse o secretário, em coletiva da pasta desta quarta-feira (05/08). A vacina de Oxford, é a favorita por estar em estágio de desenvolvimento mais avançado e, também, devido às negociações com universidade britânica. 

Segundo o secretário, há uma encomenda tecnológica que permitirá a transferência da tecnologia para o Brasil, de forma que o país consiga produzir as doses nacionalmente. "Teremos uma competência na plataforma para estudos futuros. Portanto, o Brasil adquiriria uma independência, uma competência tecnológica na produção dessa vacina. Daí a grande importância dessa vacina."

Saiba Mais

Nessa proposta, os primeiros lotes, com 30 milhões de doses, seriam liberados até janeiro e outras 70 milhões, ainda no primeiro semestre de 2021. Na avaliação do MS, esse número seria suficiente para bloquear a transmissão, imunizando os grupos mais vulneráveis, tal como ocorre com a vacina contra Influenza. 

"Somos um país de excelência em relação a vacinação. Todos nós, brasileiros, já fomos imunizados em programas de vacinação capitaneados por esse ministério. O SUS tem uma capilaridade e 37 mil postos de vacinação espalhados pelo Brasil e, portanto, assim que tivermos uma vacina com eficácia comprovada, iremos distribuir para os estados, que irão destinar para os municípios e a população será vacinada", detalha o secretário. 

Dessa forma, a vacina seria incluída no rol de imunizações nacionais, garantindo a distribuição de graça nos postos de saúde "como fazemos com todos os programas de vacinação", detalhou Correia. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags