Brasil

Defensores do ozônio vão ao MS

Correio Braziliense
postado em 06/08/2020 04:04
O ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello recebeu, na última segunda-feira, médicos defensores da aplicação de ozônio em pacientes com covid-19. O suposto tratamento chamou a atenção depois de o prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni, que é médico, sugerir a aplicação pela via retal de pacientes infectados pelo coronavírus.

O Ministério da Saúde disse, em nota, que “o efeito da ozonioterapia em humanos infectados por coronavírus ainda é desconhecido e não deve ser recomendado como prática clínica ou fora do contexto de estudos clínicos”.

Médicos também analisam com preocupação a aplicação retal de ozônio. “Esta medida não tem nenhuma evidência científica. Até o momento, não temos nenhum medicamento comprovadamente eficaz e seguro nem para a prevenção nem para o tratamento da doença”, afirmou Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Em nota, o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) afirmou que médicos estão proibidos de prescrever ozonioterapia dentro de consultórios e hospitais por força de uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM 2181/2018). (BL e MEC)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags