Canta Brasília

Conheça músicas que representam Brasília e se inspire para o concurso

postado em 06/04/2013 18:49

Álbum de 1961 de Jackson do Pandeiro: considerado um dos melhores do cantor

[SAIBAMAIS]A música Rojão de Brasília foi escrita por Jackson do Pandeiro em 1961, em homenagem à construção da cidade. A canção faz parte do seu quarto LP Ritmo, Melodia e a Personalidade de Jackson do Pandeiro. José Gomes Filho nasceu em 31 de agosto de 1919, em Alagoa Grande, Paraíba. Quando criança era chamado de "Jack", apelido baseado no personagem de faroeste Jack Perrin. Por sugestão de um radialista de sua cidade adotou o nome Jackson, para causar mais efeito quando fosse chamado. Aos 7 anos, iniciou-se na zabumba, substituindo, aos 10, o zabumbeiro que acompanhava a mãe, cantora de coco Flora Mourão, nas apresentações.

Flora o presenteou com seu primeiro pandeiro, instrumento no qual só começou a se destacar aos 20 anos, em 1939. Gravou seu primeiro disco em fevereiro de 1954, pela gravadora Copacabana, com as músicas Forró em Limoeiro no lado A e Sebastiana no lado B. Em 1981, lançou seu último LP Isso é que é Forró, obra bastante elogiada. O cantor faleceu aos 62 anos, em Brasília, por complicações de uma embolia pulmonar e cerebral. Seus restos mortais se encontram em sua terra natal em um memorial construído em sua homenagem. Alceu Valença o apelidou de Garrincha da música.

Concurso

Para homenagear a cidade, como fez Jackson do Pandeiro, que neste mê completa 53 anos, o Correio promove o concurso cultural Canta, Brasília. Será premiada a música que melhor represente Brasília. As inscrições devem ser feitas na página do projeto . Os inscritos devem mandar um vídeo de um a quatro minutos de duração, a letra de música e o nome dos autores. As letras de terceiros devem os direitos autorais cedidos expressamente. Leia mais requisitos no regulamento do hotsite.

Os vídeos ficarão disponíveis na página do concurso e serão votados pelo público dos dias 12 a 14 de abril. O vencedor será escolhido por uma comissão do Correio Braziliense entre os cinco vídeos que receberem mais votos. Os prêmios são uma guitarra da marca norte-americana Fender, oito horas de gravação em estúdio, 30 segundos de divulgação da música na rádio Clube FM e a publicação da letra no suplemento especial do jornal para o aniversário de Brasília.

Confira abaixo a letra de música de Jackson do Pandeiro sobre Brasília:
[VIDEO1]


Rojão de Brasília - Jackson do Pandeiro

O brasil esta construindo
Mais uma grande cidade
Que antigamente foi sonho
E hoje é realidade
Ta ficando povoado
Todo o meu brasil central
Riqueza próprias e glória
Trouxe a nova capital
A gente vê em brasília
Estradas que não tem fim
Pergunta para o candango
E ele responde assim:
Aquela vai pra são paulo
Rio grande e paraná
A outra pra pernambuco
E essa vai pro pará
Vai cortando a mata virgem
Que nem o sol penetrou
Ligando de norte a sul
Nosso brasil, nosso amor
O planalto é tão lindo
Que a gente tem a impressão
Que tem ali bem pertinho
O céu encosta no chão
Quem tiver de malas prontas
Pode ir que se da bem
Leve todos os cacarecos
Leve seu xodó também
Vê se você leva aos homens
Porque mulher lá não tem

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação