postado em 11/04/2013 07:00
Se você arrisca sons em algum instrumento ou gosta de cantar ; e, principalmente, se participa de uma banda;, não perca a oportunidade de ter sua canção veiculada por 30 segundos nos intervalos da Rádio Clube FM. E tem mais: para homenagear os 53 anos de capital do país, o Correio Braziliense, por meio do concurso cultural Canta, Brasília, dará também ao vencedor uma guitarra Fender e oito horas de gravação em estúdio. E o melhor: o prazo para mandar a canção foi prorrogado por um dia. Agora, vai até amanhã, às 17h. Então, basta que o leitor-compositor envie a melhor música, aquela que representa a cidade. Vale qualquer gênero musical: samba, rock, erudita, o que a criatividade permitir. E amanhã é o último dia para se inscrever.
Confira artistas que já homenagearam a cidade:
Raimundo Portela, de 35 anos, foi um dos primeiros a participar. O morador de Planaltina-DF enviou a música Amor candango: ;Viemos do norte, do sul, leste e oeste para construir a cidade límpida. Um sonho, um homem, outros sonhadores, no plano cerrado plantou-se uma flor. Foi tanto trabalho, tanta coragem, misturar cimento, raça, esperança e amor;. Ele soube do concurso pelo site do Correio e se interessou na hora em mostrar uma música que fez para a cidade natal.
O analista de sistema trabalhou desde os 17 anos com produção musical, gravação de áudio. Além disso, tocava violão e piano, cantava em hotéis de Brasília e chegou a produzir o próprio CD de música popular. Participou de uma banda gospel por seis anos e fez shows, se apresentou em casamentos e em igrejas. Pausou o trabalho artístico em 2007. ;É difícil viver de música;, explica. No entanto, guarda composições e convive no meio de muitos artistas brasilienses.
A inspiração para se inscrever no Canta, Brasília foi pela própria história que teve com o lugar. O pai, Leontino Silva, veio de Unaí, em Minas Gerais, para trabalhar como ajudante de obra na construção da capital. Na terra empoeirada da década de 1960, ele conheceu Rita Portela, que vinha de Fortaleza. Casaram-se e formaram uma família tão nova quanto a cidade que se edificava. Em homenagem ao amor dos pais por Brasília, onde vivem até hoje, e à vida que leva por aqui, Raimundo escreveu e musicou a canção. ;Essa competição é boa para incentivar as pessoas a comporem, e ainda faltam músicas que definam melhor a cidade;, opina.
Para o maestro Claudio Cohen, concursos como esses são muito bem-vindos. ;Eles incitam as pessoas a colocar para fora suas ideias;, avaliou. O músico considera Brasília um local que faz pensar: ;Toda cidade tem o seu som. Em Brasília, há a natureza, a imensidão, o silêncio. Isso também inspira compositores;, garantiu.
Concorra
Para participar, envie um vídeo de, no mínimo, um minuto, e, no máximo, quatro minutos. O material deve ter até 25MB e conter a letra da música e outras condições descritas no regulamento da competição disponível na página correiobraziliense.com.br/canta-brasilia. Os concorrentes devem ser pessoas físicas, ter mais de 18 anos completos até a data da promoção e residir e domiciliar no Brasil. Vale lembrar que a canção deve ter como tema Brasília e a letra ser de autoria do participante ou de terceiro que ceda expressamente o direito autoral patrimonial da obra ao inscrito.
O vídeo deverá ser encaminhado para o e-mail cantabrasilia.cb@gmail.com ou pelo link direto no hotsite do projeto informado acima, com os dados pessoais do participante detalhados nas normas do concurso. Cuidado: informações incorretas significam desclassificação sem aviso prévio. A música poderá ser interpretada no vídeo por um único cantor ou por banda. Serão considerados os critérios de criatividade, originalidade e adequação da letra ao tema proposto.
Os competidores podem pedir muita animação de amigos e conhecidos. Entre 13 e 15 de abril, os vídeos serão expostos para a votação popular no portal do projeto. O público vai eleger os cinco melhores trabalhos, e uma comissão julgadora, formada por representantes do Correio, vai escolher o grande vencedor, a ser divulgado no aniversário da cidade, dia 21. O hotsite e o suplemento especial de Brasília terão a letra completa da obra, o vídeo e uma entrevista com o vencedor.
Programe-se
Datas
12 de abril, às 17h: prazo final para envio de vídeos
De 13 a 15 de abril: votação popular no portal do concurso
Dia 21: divulgação do vencedor
Prêmios
Uma guitarra Fender, oito horas de gravação em estúdio da música vencedora e a veiculação de 30 segundos do trecho da canção campeã nos intervalos da Rádio Clube FM
Como participar
; Clique no link www.dzai.com.br/comunidade/cantabrasilia
; Participe da comunidade e faça seu cadastro
; Faça o upload do vídeo no link postado na página www.correiobraziliense.com.br/canta-brasilia ou envie o vídeo de até 25MB para o e-mail cantabrasilia.cb@gmail.com
; Envie com o upload ou o e-mail informações pessoais, como nome completo do(s) autor(es) da letra, caso o participante detenha apenas os direitos autorais patrimoniais, e o nome da canção, o nome do intérprete, no caso de um único cantor, ou o nome da banda
; Para dúvidas, entre em contato no cantabrasilia.cb@gmail.com
Quem pode concorrer
; Pessoas físicas com mais de 18 anos, completos até a data da participação
; Residentes e domiciliados no Brasil
O que fazer
; Preparar um vídeo de uma música, com tema Brasília
; A letra deverá ser de autoria do participante ou de terceiros que cederam expressamente o direito autoral patrimonial ao participante
; O vídeo deverá ser de, no mínimo, um minuto e de, no máximo, quatro minutos
; A música poderá ser interpretada no vídeo por um único cantor ou por banda
Inspire-se
;(;)Nossa Senhora do Cerrado/Protetora dos pedestres/Que atravessam o Eixão/
Às seis horas da tarde/ Fazei com
que eu chegue são e salvo/Na casa da Noélia (;);
A música Travessia do Eixão,
da banda Legião Urbana, conta
as aventuras e perigos ao
atravessar a pista que corta a capital.
;(;)Eu sou surfista do Lago Paranoá/ Eu sei que o Havaí não é aqui, que o mar está longe daqui/Mas pra que que eu quero o mar se tenho o lago pra mim/ Prometo que eu vou me esforçar pra um dia no topo eu chegar/ E o mundo vai conhecer surf lacustre que eu vou desenvolver (;);
A banda brasiliense de reggae Natiruts homenageia a cidade com a música Surfista do Lago Paranoá . Bom humor e muito elogio para a capital.
"(;)Estava tão lobo/ Nos bares da vida/ Sangrava a ferida/ Do meu coração/ E uma doida dona Charmosa e tão linda/ Com tudo de cima/Me botou no chão... /Qual é o seu nome?/Me chamo Brasília/Sabia que um dia / Ia te encontrar /Ela só queria /Eu quase acredito/ Quebrar o meu mito/ E me abandonar (;)"
Alceu Valença é um cantor pernambucano apaixonado pela capital e fez a canção Te amo Brasília para poetizar a cidade que o encantou.