O carnaval do Distrito Federal começa hoje. Serão quatro dias de festa e muitas opções para todo tipo de público. Espalhada pela cidade, a folia invade clubes e ruas da capital, com shows e festas tradicionais. Nos nove blocos de carnaval, são esperadas 150 mil pessoas. Quem preferir ficar longe da batucada também terá opções de lazer. Para garantir a segurança dos foliões, o Departamento de Trânsito (Detran/DF) e a Polícia Militar prepararam uma operação especial.
Os blocos começam hoje com o Galinho de Brasília, a partir das 16h, no Setor de Autarquias Sul (confira o quadro da programação). Segundo Jean Sousa Costa, presidente da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília, está tudo pronto para receber o folião. ;Esperamos agora que São Pedro colabore. Se não chover, será maravilhoso;, espera. Jean avisa que o carnaval de rua deste ano terá novidades. ;Vamos deixar para apresentar na festa. Quem vier, verá.;
Para o Gran Folia, que reúne os blocos de carnaval, a segurança será reforçada, com 224 policiais militares e 14 carros por dia. Também ficam à disposição do público 46 bombeiros e 10 veículos por dia, 16 agentes do Detran com oito carros por dia, além de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Agência de Fiscalização (Agefis) e Secretaria de Saúde.
Desde a quinta-feira, o Detran começou a intensificar a fiscalização, com ações educativas pré-carnaval, que seguem até o fim do feriado. As equipes irão passar por vários pontos da cidade, como os bares do Sudoeste e da Asa Sul, os clubes, o Ceilambódromo e os blocos de carnaval. Segundo a assessoria do órgão, haverá pelo menos quatro blitzes por dia de folia.