Carnaval 2012

Folia de carnaval já começou oficialmente em várias cidades do país

Irlam Rocha Lima
postado em 18/02/2012 08:07
No Rio, a Marquês de Sapucaí foi tomada por crianças de 16 escolas de samba mirins. Até quarta-feira, mais de 400 blocos desfilarão pelas ruas da cidade
Brasília e Salvador ; O carnaval tomou conta de várias cidades brasileiras. Recife, Salvador, Rio e São Paulo amanheceram o dia embaladas pelos ritmos da folia e por homenagens com os mais diferentes propósitos, de escritor a telescópio. Até quarta-feira de cinzas, a expectativa é de que mais de 400 blocos de rua tomem as avenidas da capital fluminense. Na Sapucaí, a sexta-feira foi das crianças. Dezessete escolas de samba mirins abriram oficialmente a avenida, por onde passarão, no domingo e na segunda, as 13 escolas do Grupo Especial com seus carros luxuosos e as famosas rainhas de bateria. Em São Paulo, os desfiles mais importantes começaram ontem.

No Rio, a última escola a desfilar será a Grande Rio, na segunda-feira. O presidente da agremiação, Hélio Ribeiro de Oliveira, o Helinho, poderá acompanhar a performance graças a um habeas corpus obtido na noite de quinta-feira no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foragido desde dezembro, Helinho é acusado de envolvimento com o jogo do bicho. Outro dirigente carnavalesco com problemas na Justiça é o presidente de honra da Beija-Flor, Aniz Abraão David, o Anísio. Ele está internado em prisão hospitalar no Pró-Cardíaco e só poderá assistir ao desfile da agremiação pela tevê de 14 polegadas, tamanho permitido a todos os detentos, conforme informou a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) ao negar qualquer privilégio a Anísio.

No sambódromo do Anhembi, em São Paulo, o Grupo Especial foi para a rua. Das 14 escolas que disputam o campeonato, estava previsto o desfile de sete ao longo da noite de ontem e a madrugada de hoje. De volta ao Grupo Especial depois de quatro anos rebaixada, a Camisa Verde e Branco vai tentar conquistar o público falando sobre o amor. ;Queremos usar o nosso retorno ao grupo especial para levar ao público essa mensagem;, disse o diretor de bateria Jurandir Motta Santos. A Império de Casa Verde escolheu o tema do desenvolvimento científico, mostrando a importância da criação das lentes e, por consequência, de óculos e telescópios. Uma homenagem à cultura e ao folclore do Brasil interiorano foi o assunto encabeçado pela X-9.

A matéria completa você lê na edição impressa do Correio Braziliense deste sábado (18/02)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação