Carnaval 2012

Sete escolas fazem hoje o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Rio

postado em 19/02/2012 14:08
Operários correm contra o tempo para os últimos ajustes na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, mas o espaço está praticamente pronto para receber as escolas de samba do Grupo Especial. Sete agremiações abrem o primeiro dia de desfile, neste domingo (19/2). Entre elas, a Beija-Flor, campeã do ano passado.

No desfile do Grupo de Acesso A, realizado nesse sábado (18/2), as frisas de um dos setores não ficaram prontas e quem comprou ingressos para o setor teve de ser transferido para outro local. Muitas pessoas reclamaram da falta de estrutura do local e da improvisação feita para acomodar a todos, ainda mais pelo preço alto que é cobrado para acompanhar os desfiles de lá. A equipe organizadora disse o trabalho de montagem de todo o Sambódromo será concluído para o desfile desta noite.

A primeira apresentação terá início às 21h, de acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), com o desfile da Renascer de Jacarepaguá, campeã do Grupo de Acesso em 2011. Durante todo o percurso pela Sapucaí será contado o enredo "O artista da alegria dá o tom na folia;, do carnavalesco Edson Pereira.

A escola de samba Portela, considerada uma das mais tradicionais do Rio, contará o enredo ;E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual...;, onde serão destaques as principais festas baianas. A azul e branco também fará uma homenagem à cantora Clara Nunes, que completaria, em 2012, 70 anos de idade. Na avenida, ela será representada pela cantora Vanessa da Matta. A Imperatriz Leopoldinense ocupará o espaço em seguida para promover um mergulho na vida e obra do escritor baiano Jorge Amado. Personagens como Gabriela, Dona Flor e Perpétua vão sair das páginas dos livros diretamente para a avenida.

Simplicidade da arte

Buscando um ideal de inovação baseado no simples, a Mocidade Independente de Padre Miguel é a quarta a se apresentar e deve levar fantasias coloridas a mão para contar o enredo ;Por Ti, Portinari. Rompendo a tela, a realidade;, do carnavalesco Alexandre Louzada. Já a escola de São Gonçalo, Porto da Pedra, vai apostar no enredo ;Da seiva materna ao equilíbrio da vida;, desenvolvido por Jaime Cesário.

A grande campeã de 2011, Beija-Flor de Nilópolis, vem para a Sapucaí recheada de lendas, crenças e misticismo e pretende alcançar o 13; título do carnaval com o enredo "São Luís, o poema encantado do Maranhão", onde será exaltada a história da capital maranhense. A escola promete levar para a avenida cerca de cinco toneladas de búzios.

A Unidos de Vila Isabel terá a missão de encerrar o primeiro dia de desfiles mostrando os laços culturais entre o Brasil e a Angola, na África. Com o enredo ;Você Semba Lá... Que Eu Sambo Cá. O Canto Livre de Angola", a escola traz o ritmo musical que veio com os escravos angolanos. A avenida ficará enfeitada com uma grande variedade de estampas africanas, que poderão ser percebidas nas fantasias dos 4 mil componentes e nos carros alegóricos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação