Carnaval 2012

Escolas do grupo especial animam a Sapucaí no primeiro dia de desfiles

postado em 20/02/2012 00:20

A Renascer de Jacarepaguá abriu a primeira noite de desfiles na Sapucaí com sua estreia no grupo especial do Rio de Janeiro. A escola foi vencedora do grupo de acesso A em 2011 e, neste domingo (19), homenageou o pintor brasileiro Romero Britto com o samba ;O Dom da Alegria Explode na Folia;. Romero é natural de Recife e, atualmente, mora em Miami.

Mais de 3 mil componentes participaram do desfile divididos em 34 alas. A roupa das baianas foi produzida com um material mais leve que permitiu uma locomoção maior durante o desfile.

A entrada da escola começou com cerca de 15 minutos de atraso depois que portão da avenida apresentou um problema.

O samba da Renascer foi puxado pelo intérprete Rogerinho, que cantou o enredo que dizia ;Pintor da alegria, calor da emoção, pintou Renascer no meu coração;.

Sheron Menezes, rainha da bateria da PortelaA Portela, uma das escolas afetadas pelo incêndio de 2011, foi a segunda a entrar na avenida. A escola fez a arquibancada vibrar com 4,3 mil membros em 35 alas e sete carros alegóricos e um enredo que fez homenagem a cantora Clara Nunes.

A cantora Daniela Mercury foi um dos destaques, em cima do carro ;O Canto da Cidade;, que faz alusão ao carnaval da Bahia e Vanessa da Mata representou Clara Nunes, que completaria 70 anos em 2012. Marisa Monte, Paulinho da Viola, Sheron Menezzes, Vânia Love, Milton Gonçalvese prefeito do Rio Eduardo Paes foram algumas das personalidades que desfilaram pela Portela.

A Imperatriz Leopoldinense foi a terceira a ocupar o espaço e promoveu um mergulho na vida e obra do escritor baiano Jorge Amado. Personagens como Gabriela, Dona Flor e Perpétua saíram das páginas dos livros diretamente para a avenida.

Luiza Brunet pela Imperatriz LeopoldinenseA escola teve problemas no segundo carro alegórico e as alas passaram na frente, podendo comprometer a harmonia.

Buscando um ideal de inovação baseado no simples, a Mocidade Independente de Padre Miguel é a quarta a se apresentar e deve levar fantasias coloridas a mão para contar o enredo ;Por Ti, Portinari. Rompendo a tela, a realidade;, do carnavalesco Alexandre Louzada. Já a escola de São Gonçalo, Porto da Pedra, vai apostar no enredo ;Da seiva materna ao equilíbrio da vida;, desenvolvido por Jaime Cesário.

A grande campeã de 2011, Beija-Flor de Nilópolis, vem para a Sapucaí recheada de lendas, crenças e misticismo e pretende alcançar o 13; título do carnaval com o enredo "São Luís, o poema encantado do Maranhão", onde será exaltada a história da capital maranhense. A escola promete levar para a avenida cerca de cinco toneladas de búzios.

A Unidos de Vila Isabel terá a missão de encerrar o primeiro dia de desfiles mostrando os laços culturais entre o Brasil e a Angola, na África. Com o enredo ;Você Semba Lá... Que Eu Sambo Cá. O Canto Livre de Angola", a escola traz o ritmo musical que veio com os escravos angolanos. A avenida ficará enfeitada com uma grande variedade de estampas africanas, que poderão ser percebidas nas fantasias dos 4 mil componentes e nos carros alegóricos.

Informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação