Carnaval 2012

Um mês depois da morte do seu idealizador, Boi revive na folia da capital

postado em 20/02/2012 08:25
Um pedacinho da cultura maranhense invadiu as ruas de Planaltina na manhã de ontem. Ao lado da Feira Permanente, dezenas de pessoas assistiam atentas à encenação do grupo Bumba Meu Boi de Seu Teodoro. A apresentação típica do folclore nordestino contou para a população a história da morte e da ressurreição do boi com fantasias e músicas típicas. Esse foi o primeiro ano em que o grupo com 60 pessoas começou o espetáculo sem o idealizador das apresentações na capital Federal,Teodoro Freire, que morreu em janeiro último, aos 91 anos, de enfisema pulmonar.

A tristeza se transformou em homenagem. ;Ele não está presente em corpo, mas temos certeza que o espírito está aqui. A maior homenagem é mantermos viva a tradição que ele iniciou em Brasília;, disse Gilvan do Vale, um dos organizadores do evento. A difusão das festas e danças nordestinas começou em 1963, quando Teodoro criou o Centro de Tradições Populares, em Sobradinho. Desde então, as apresentações se expandiram para Planaltina e Brazlândia. ;É uma forma de as pessoas lembrarem um pouco suas origens e de difundir a cultura. A gente traz para a rua todos os personagens da história;, contou Vale.

As coureiras dançam o tambor de crioula, uma apresentação de abertura da festa do bumba meu boi

Com olhos atentos e pés que ensaiavam passos tímidos, Francisca das Chagas Silva, 61 anos, aproveitou cada momento da encenação. Dançou ao som do tambor de crioula e se encantou com a história cantada do boi. ;Lembra minha infância, quando saía na rua para dançar. Em São Luís, todos ficam fantasiados. É muito bom ver a cultura do meu estado nas ruas da cidade que escolhi para viver e me estabelecer profissionalmente;, afirmou.

A matéria completa, você lê na edição impressa do Correio Braziliense desta segunda-feira (20/2).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação