Carnaval 2012

Unidos da Tijuca é a escola campeã do carnaval do Rio de Janeiro de 2012

postado em 22/02/2012 17:45



A escola de samba Unidos da Tijuca é a grande campeã do carnaval carioca deste ano, com 299,9 pontos. Este é o terceiro título da escola, campeã em 1936 e 2010. A Tijuca desfilou na madrugada de terça-feira (21), com um enredo que homenageou cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga: "O dia em que a realeza desembarcou na avenida para coroar o rei Luiz do Sertão".

A escola encantou a Marquês de Sapucaí com representações originais da cultura nordestina e do baião. Apesar de outras agremiações também terem abordado temas ligados à cultura do Nordeste neste ano.

Paulo Barros, o carnavalesco da Tijuca é, por muitos, considerado um gênio do carnaval. Ele trabalha com a escola desde de 2003 e é o carnavalesco mais bem pago do século. O desfile deste ano, de acordo com o presidente da escola, Fernando Horta, custou mais de R$ 10 milhões.

No sambódromo, a comissão de frente da Tijuca inovou ao dar vida às sanfonas de Gonzagão nas acrobacias de um ginasta romeno. Maria Bonita, cangaceiros, Lampião, boi bumbá, bonecos de barro e outras referências à cultura nordestina também compuseram o show.

As vencedoras
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]--><--[if gte mso 10]> <[endif]-->

As escolas com as melhores pontuações participam, no domingo (25), do desfile das campeãs. São elas:
2; - Salguerio - 299,7
3; - Vila Isabel - 299,5
4; - Beija-Flor - 298,9
5; - Grande Rio - 298,3
6; - Portela - 298,2


Rebaixadas

Neste ano, duas agremiações caíram para o Gupo de Acesso, enquanto apenas uma subiu para o Grupo Especial. A Porto da Pedra e a Renascer de Jacarepaguá foram as escolas com as menores pontuações na apuração desta quarta-feira. Elas alcançaram, respectivamente, 291,7 e 290,2 pontos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação