Jornal Correio Braziliense

Carnaval2018

Especialistas dão dicas para proteção da pele e olhos no carnaval

%u201CUsar roupas leves, claras, e óculos de sol para sair nos blocos. É importante%u201D



Sobre os ;sprays; de espuma, que contêm às vezes substâncias tóxicas, disse que o ideal é evitar. ;Por isso, a gente recomenda o uso de óculos nos blocos porque se alguém usar esse tipo de produto, o olho está protegido;.

Visão


Outra especialista, a oftalmologista Aletea Lima, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, destacou os cuidados que os foliões devem tomar com relação a cílios postiços, como cílios de Led e com ímã, bem como adesivos de delineador, que são bastante utilizados em maquiagens de carnaval. ;Eles não são proibidos nem representam risco para a visão, mas é preciso tomar cuidados;, advertiu.

O primeiro deles é procurar certificar-se com seu oftalmologista se nas pálpebras e cílios está tudo apto para uso de qualquer apetrecho que tenha adesivos ou coisas semelhantes, porque as alterações palpebrais e ciliares são normalmente microscópicas. ;Então, tem que tentar ver se você está com alguma bactéria, casquinha no cílio, se tem alguma alergia. Isso tudo é visto no microscópio;.

Os foliões devem fazer uma higiene das pálpebras apropriada antes e depois de colocar qualquer maquiagem ou apetrecho carnavalesco. Aletea enfatizou que esses produtos são de uso pessoal exclusivo do folião e não devem ser compartilhados com outras pessoas. É necessário ter atenção a possíveis alergias porque, geralmente, esses artigos de maquiagem vêm com cola.

Trauma


Deve-se ainda ter cuidado com o trauma direto. Maquiagens de carnaval modernas têm luzes que brilham e muita purpurina. ;É preciso tomar cuidado com criança ou com foliões meio altinhos que olham aquilo diferente e imediatamente levam a mão ao seu rosto, bem como a pessoa que vai colocar esses produtos, para não ter nenhum trauma mecânico no colocar. Ou seja, é evitar o contato direto por meio de trauma de curiosos e de quem vai fazer a manipulação;, sugeriu.

Da mesma forma, a oftalmologista recomendou cuidado com confetes, cujas partículas têm mais chance de entrar no olho e podem arranhar e ferir a córnea, obrigando o folião a ir para emergência oftalmológica. Deve-se usar lubrificante ocular ou colírio antes e depois da maquiagem. Mas se cair algo no olho, a dica é lavar com água filtrada ou, de preferência, soro fisiológico, até não sentir mais ou desconforto.

Em relação às crianças, Aletea Lima recomendou aos pais que podem pintar todo o rosto, mas não precisam pintar os olhos dos pequenos foliões, porque o olho da criança é mais sensível a qualquer produto químico que tenha na maquiagem ou na tinta. ;Portanto, o cuidado com a criança tem que ser redobrado;. A orientação oftalmológica é que a pessoa tem que ter cuidado redobrado com o olho, principalmente nessa época em que há muito calor e suor e a criança passa muito a mão no olho. Terçol e conjuntivites são alguns problemas que podem surgir.