Publicidade

Correio Braziliense

Com enredo sobre corrupção, Beija-Flor é campeã do carnaval do Rio

Escola de Nilópolis alcançou 259,6 pontos e conquistou seu 14º título


postado em 14/02/2018 16:59 / atualizado em 14/02/2018 17:32

(foto: AFP / Mauro PIMENTEL)
(foto: AFP / Mauro PIMENTEL)

 
A Beija-Flor é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Durante a apuração, realizada na tarde desta quarta-feira (14/2), a escola de Nilópolis alcançou 259,6 pontos e conquistou seu 14º título. 

A agremiação falou de corrupção na avenida. Com o enredo "Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, a Beija-Flor fez um paralelo entre o Frankenstein, de Mary Shelley, personagem que está completando 200 anos, e os "monstros nacionais": a corrupção, as agressões à natureza, o uso indevido de impostos, as disparidades sociais.
 
A escola apostou na teatralização. Um carro representando uma favela tinha traficantes "armados", briga de casal e até uma mãe velando um filho policial morto. A chamada "farra dos guardanapos", episódio do esquema criminoso do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB), foi encenada. 
 
Componentes vestidos de pastores evangélicos, católicos e muçulmanos se juntaram contra a intolerância religiosa. Pabllo Vittar foi destaque no carro anti-LGBTfobia. No geral, a plateia comprou o discurso de indignação da escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, que encerrou sua passagem com a simulação de uma passeata popular, seguida pelo público saído de frisas e camarotes.
 
Ver galeria . 28 Fotos Desfile da Beija-Flor Mauro Pimentel/ AFP
Desfile da Beija-Flor (foto: Mauro Pimentel/ AFP )
 
 
Em segundo lugar ficou a escola que mais gerou comentários nas redes sociais, a Paraíso do Tuiuti. Sob o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, a agremiação provocou polêmica ao retratar os manifestantes que pediram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff como fantoches e o presidente Michel Temer como um "vampiro neoliberalista".
 
Completam o desfile das campeãs Salgueiro, Portela, Mangueira e Mocidade. Grande Rio e Império Serrano foram rebaixadas à série A. 
 

Repercussão

A apuração das notas do Grupo Especial do Rio de Janeiro movimentou as redes sociais. Assim que a campeã foi conhecida, os seis assuntos mais comentados do Brasil no Twitter eram relacionados ao carnaval: #ApuraçãoRJ, Beija-Flor, Nilópolis, #TuiutiCampeãDoPovo, Mangueira e Mocidade. Confira algumas publicações: 
 
 
Com informações da Agência Estado 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade