brb

Linhas de Crédito: como funcionam e o que é preciso

O que você precisa saber para começar a investir nos seus projetos

postado em 27/09/2017 18:58

Se você possui algum projeto de negócio, quer fazer uma faculdade paga ou deseja adquirir um imóvel, já deve ter ouvido falar sobre linhas de crédito (se não, clica aqui). É uma forma rápida e mais barata de conseguir grandes montantes de dinheiro e com pagamento a longo prazo, por ser uma opção sem muitas burocracias, que pede somente garantia de pagamento e estar quitado judicialmente. Mas a grande maioria das taxas e vencimentos é conversada com o gerente do banco e é muito difícil achar informações específicas, pois na hora de pesquisar sobre o assunto, o máximo que consegue achar são faixas de porcentagem em que os valores flutuam para cada tipo de pacote.


Faça Planos e Economize

Isso acontece porque os juros que são cobrados são personalizados: é um cálculo de probabilidade feito a partir de informações pessoais do interessado, que gera valores inversamente proporcionais ao risco de o cliente não pagar o valor gasto, ou seja, quanto menos garantias, maiores as taxas. No entanto, essa avaliação não é feita somente com base no caráter e na ausência de antecedentes judiciais, mas sim em um conjunto de fatores minuciosos que traçam um perfil financeiro completo. Na hora de gerar as cobranças e prazos, o banco avalia sua renda, seus gastos, sua localização, sua família, seus investimentos e até mesmo a sua idade. Ter um emprego fixo que paga bem é, de fato, uma ótima garantia, mas se é idoso e corre risco de morte, por exemplo, a segurança não é a mesma, então as taxas mudam.

Há também um fator chamado urgência de crédito, que está mais relacionado ao tipo de pacote que a pessoa solicita. Um cidadão organizado costuma usar as linhas mais baratas, pois se planeja e busca economizar o máximo possível, enquanto alguém financeiramente desorganizado costuma estar sempre com prazos apertados e acaba gastando muito com taxas. A dica para quem pretende fazer um contrato de linha de crédito é sentar com o gerente e conversar sobre formas alternativas de garantias, para tentar reduzir ao máximo as taxas. Além disso, é interessante fazer planejamentos anuais de gastos fixos, pois fica mais fácil se adequar a prazos longos e ajuda na economia.

O segredo é a organização: aproveite que o final de ano está chegando e comece a fazer tabelas e planilhas com todos os gastos que você sabe que vai ter que fazer em 2018, como pagamentos, aluguel, idas regulares ao médico, viagens, shows, matrículas, academia, e etc. Depois, adicione faixas mensais de dinheiro para coisas mais incertas, como alimentação e compras de supermercado, e, por fim, separe um dinheiro para se divertir ao longo de cada mês. O que sobrar, use para organizar investimentos nos seus projetos pessoais e faça eles saírem do papel! Depois, é só ir até o banco e conversar com o seu gerente para saber qual é o tipo de crédito ideal para você e qual é a documentação necessária para fechar contrato. Para saber mais sobre os tipos de linha de crédito e em quais situações eles funcionam melhor, clique aqui.

Organize suas dividas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação