postado em 20/04/2008 21:50
Brasilienses que passaram pela Ponte JK na tarde de domingo tiveram uma surpresa. Carros, motos e caminhões dividiram a pista com cavalos, mulas e burros. Os cavaleiros vindos de Cabeceira Grande, em Minas Gerais, chegavam à cidade com escolta policial e companhia do grupo de muladeiros (que usam mulas e burros como montaria) do Distrito Federal, da Comitiva do Cerrado.
Eles vieram para participar da Cavalgada Brasil/Brasília, que tem largada amanhã, às 11h, na Esplanada dos Ministérios, como parte das comemorações do aniversário de 48 anos da capital. A expectativa dos organizadores é de que 3,5 mil pessoas participem do evento. Além do Distrito Federal e Minas Gerais, são esperados cavaleiros de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e São Paulo.
Os cavaleiros enfrentaram quatro dias de viagem para chegar em Brasília. Um total de 70 cavalos foram destacados para a viagem, que contou ainda com uma equipe de apoio de carros e caminhões. Os organizadores batizaram o evento de Cavalgada Portal Minas/DF. Eles pretendem realizá-lo anualmente no aniversário da capital.
A idéia é que, a cada ano, os cavaleiros saiam de Minas Gerais por uma cidade diferente. As preparações para a comemoração de 50 anos de Brasília já começaram. ;Pretendemos iniciar a cavalgada em Diamantina, em homenagem a Juscelino Kubitschek;, contou o bancário Sinval da Mata Júnior, 42 anos.