postado em 26/04/2008 09:31
O desrespeito à faixa de pedestre voltará a ser fiscalizado, punido e multado no Distrito Federal. Parceria entre o Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) e a Polícia Militar resgatará uma das medidas que tornou possível o maior símbolo da luta brasiliense por cidadania no trânsito. A exemplo de 1997, época em foi deflagrada a campanha Paz no Trânsito, motoristas e pedestres terão de se reacostumar com a figura de um PM ou agente de trânsito de bloquinho na mão nas principais travessias da capital do país. A infração, gravíssima, custa R$ 191,34.
[VIDEO1]
Levantamento do Detran/DF revelou que 50 pessoas perderam a vida entre 1997 e 2008 ao atravessarem a rua no local de direito ; duas delas apenas nos primeiros quatro meses deste ano. ;Verificamos que, por causa do aumento do número de condutores, muitos não respeitam a faixa de pedestre, por mais campanhas educativas que haja. Infelizmente, chegou o momento de autuar. Vamos partir para a fase punitiva para não perdermos essa conquista de forma alguma;, afirmou o diretor do Detran-DF, Délio Cardoso.
A opção pela volta da fiscalização ocorreu a partir de um encontro entre Cardoso e o comandante da Polícia Militar do DF, Antônio José Cerqueira. Ficou definido que o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) atuará ao lado dos agentes de trânsito na fiscalização. Mas ainda faltam detalhes, como datas e distribuição dos fiscais. ;A partir da semana que vem, vamos começar um cronograma de ação. Vamos distribuir os homens nas faixas de pedestres mais movimentadas (áreas centrais de Brasília, Ceilândia e Taguatinga). E a fiscalização será de forma rotativa para que o motorista nunca saiba onde os agentes de trânsito ou policiais estão;, resumiu o diretor do Detran-DF.