Jornal Correio Braziliense

Cidades

Trânsito no DF mata oito no fim de semana

Cinco acidentes provocaram a morte de quatro homens, três mulheres e uma menina de apenas 1 ano

Entre a 0h de sábado e as 22h desse domingo (27), cinco acidentes provocaram a morte de quatro homens, três mulheres e uma menina de apenas 1 ano, atropelada por um motorista que foi desviar de um cachorro em Samambaia. Este foi o final de semana mais violento do ano nas pistas do Distrito Federal. A colisão mais grave ocorreu na madrugada de ontem, na DF-001, entre Taguatinga e Brazlândia. Dois carros bateram de frente, matando quatro ocupantes de um deles. O motorista do outro foi preso em flagrante por homicídio culposo e embriaguez, mas pagou fiança e está solto.

A batida na DF-001 foi entre um Vectra (BMV 7685-DF) e um Peugeot (JHG 2538-DF). Morreram o empresário Paulo José Louzeiro Miranda, 34 anos, que dirigia o veículo; a vendedora Joseane Monteiro da Silva, 17; a babá Elilde Costa de Almeida, 23; e a garçonete Ana Telma da Silva, 24. O irmão de Ana Telma, Paulo da Silva, 18, anos, está internado no Hospital Regional de Taguatinga e, segundo parentes, não corre risco de morte. Todos estavam no Vectra.

Os outros sobreviventes são Ingrid Martins Castro, 17; Graciely Cris do Nascimento; e Márcio Alves, ambos com 18 anos. Ingrid teve traumatismo craniano e fratura na região pélvica. Ela está internada na UTI do Hospital de Base, sem previsão de alta. Graciely e Márcio foram levados pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Taguatinga e de Ceilândia, respectivamente. Os médicos não informaram sobre o estado de saúde deles e nem se continuavam internados. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros não souberam dizer em qual carro eles estavam.

Samambaia

Outros quatro acidentes graves deram fim às vidas de Stefany Ariel de Oliveira Alves, 1 ano, Yohanne Andrade Nunes, 21 anos, e outros dois homens. A criança morreu na noite de sábado em Samambaia, depois de ser atropelada por um carro que seguia na pista da QR 211, perto do mercado Skinão.

De acordo com testemunhas ouvidas pela polícia, Stefany caminhava com a mãe e um cachorro na faixa esquerda da rua por volta das 14h. A menina foi atingida por um carro e seguiu para o Hospital Regional de Samambaia com familiares. Lá, o avô da vítima teria dito que o motorista do veículo fugiu sem prestar socorro.

Na tarde de ontem, o delegado de plantão da 26; DP (Samambaia) João Tarcísio de Souza ouviu o depoimento de uma mulher que afirma ser namorada do motorista. ;Ela disse que o homem foi desviar do cachorro e jogou o carro para a direita, mas nessa hora a menina soltou a mão da mãe e correu na pista;, explicou o delegado. Apesar de afirmar manter um relacionamento com o condutor, a mulher alegou não saber o nome, endereço ou telefone do rapaz. Stefany chegou a ser atendida no Hospital de Base, mas morreu por volta das 23h de sábado. Agentes da 26; DP procuram o dono do carro, provavelmente um Corsa verde, que estaria envolvido no acidente.

Na mesma noite, um homem morreu depois de ser atropelado próximo à entrada do Paranoá. O Fiat Stilo, placa GTI 7827 (DF), conduzido por Jonas Bezerra da Veiga Coelho, não conseguiu desviar da vítima, que estava empurrando um carrinho-de-mão na via. A vítima foi levada com vida ao hospital regional da cidade, mas não sobreviveu. Jonas prestou depoimento na 6; DP (Paranoá) e foi liberado em seguida.

Sobradinho
Na madrugada de sábado, um capotagem na BR-020 provocou a morte do estudante Yohanne Andrade Nunes, 21 anos. O rapaz estava no Golf cinza, placa JGD-2548 (DF), na companhia de Fernanda Lima Cunha, 18 anos, dona do veículo. A jovem sofreu traumatismo craniano e está internada em estado grave no Hospital de Base. Os dois saíram do shopping Flamingo por volta das 3h30 e seguiam em direção a Sobradinho, onde moram.

A polícia ainda não tem certeza sobre quem seria o motorista do Golf ; Yohanne é apontado como suposto condutor. Fernanda completou a maioridade em 3 de abril último, quando ganhou o carro de presente. Ela estava tirando carteira de motorista, mas ainda não tinha licença para dirigir. Também não se sabe o que teria causado o acidente (o trecho da pista é duplicado, iluminado e está bem conservado).