postado em 07/05/2008 08:32
Os idosos moradores do Lago Sul terão uma alternativa de lazer a partir desta semana. A administração da região administrativa vai apresentar nesta quinta-feira (08/05) um Centro de Convivência integrante do programa "Curtindo a Vida Com Mais de 60", que vai oferecer atividades intelectuais, físicas, lúdicas e culturais aos mais experientes.
A idéia do programa veio após uma pesquisa de opinião feita pela administração, na qual ficou constatado que, apesar do alto poder aquisitivo dos moradores do Lago Sul com mais de 60 anos, eles se sentem sozinhos. ;Muitos disseram ter tempo, mas não têm no que investir esse tempo e também há um anseio por um maior convívio social, pois eles mal têm com quem conversar;, comenta a coordenadora geral do projeto, Beatriz Maria Rode. O objetivo do centro, portanto, é oferecer lazer saudável aos moradores com tempo disponível.
Dentre as atividades, haverá aulas de informática (inclusão digital), declamação de poesias, leitura e comentário de contos, jogos de cartas, dominó, xadrez, gamão, dama e outros que desenvolvem a concentração e a memória e exercícios leves compatíveis com a idade do grupo. Os idosos terão encontros semanais durante as tardes de quinta-feira com uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga e uma educadora física, todas voluntárias. ;A gente espera que os participantes colaborem com pelo menos uma cesta básica por mês para doação a entidades filantrópicas cadastradas;, destaca Beatriz.
O Centro de Convivência começa como um projeto piloto nos quatro primeiros encontros, dentre os quais o primeiro será a apresentação e o momento de inscrição dos interessados. ;A partir do quinto encontro, eles vão avaliar o programa e sugerir modificações, pois temos a intenção de atender à comunidade naquilo que ela desejar;, explica a coordenadora do projeto.
Por enquanto, haverá apenas 30 vagas no Centro de Convivência, das quais somente 20 % poderão ser ocupadas por moradores de outras regiões administrativas. A apresentação será feita nesta quinta-feira (08/05), às 14h30, no auditório da Administração Regional. Após o encontro, os interessados poderão inscrever-se. Mais informações pelos telefones 3364-3250 ou 3364-4200.