postado em 07/05/2008 16:53
O Distrito Federal passará a fazer parte do Conselho Tripartite de Meio Ambiente. O ingresso oficial será celebrado nesta quarta-feira (027/05), às 19h, durante a abertura da II Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A expectativa do secretário Cassio Taniguchi é que, com essa integração, seja possível o aperfeiçoamento de duas questões que hoje são cruciais para o DF: resíduos sólidos e licenciamento ambiental.
Em uma reunião com o superintendente regional do Ibama, Francisco Palhares, e o representante do MMA, Maurício Laxe, Taniguchi propôs ontem esses dois temas como os primeiros assuntos que devem ser discutidos. "Estamos buscando junto a essa comissão discutir soluções adequadas para a separação, coleta, o transporte, tratamento e destino final do lixo", disse Taniguchi. O secretário acredita que seja possível, ainda este ano, a implantação de uma coleta seletiva em Brasília, como já contece em uma parte do Lago Sul, mas que, segundo ele, tem que ser ampliada para dar resultado, apoiada por uma ampla campanha educativa.
A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para integração de políticas públicas entre as esferas federal e local é uma oportunidade de melhorar também o desenvolvimento dos licenciamentos ambientais. Com a ajuda do governo federal será possível o treinamento de técnicos, através de cursos e seminários do Conama.
O grupo distrital que vai integrar o Conselho Tripartite contará com 12 membros, sendo três representantes da administração regional, com três supelentes, e outros três do Ibama, também com os respectivos suplentes. A indicação da equipe sairá até o final deste mês.