Cidades

Pacote prevê a criação de 40 mil novos lotes. Oito mil são para servidores

;

postado em 14/05/2008 21:51

Como antecipou o , para evitar a ocupação irregular do solo e aumentar a oferta de moradias, especialmente para a população de baixa renda, o governo local lança nesta quinta-feira (15/05) um grande programa habitacional. O plano inclui o lançamento de novos setores e a ampliação de algumas cidades. Serão criados 40 mil novos lotes e um financiamento especial facilitará o acesso da população à casa própria.

Servidores do GDF serão beneficiados. Bombeiros, policiais civis e militares, professores e auxiliares de saúde receberão oito mil lotes. Os militares já foram cadastrados e terão 60 dias para entregar a documentação necessária ao recebimento dos terrenos.

A expectativa do GDF é beneficiar cerca de 152 mil pessoas em cidades como Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará e Taguatinga, que ainda têm espaços vagos e exigiriam menos gastos com infra-estrutura. Mas também serão criadas novas unidades habitacionais. Com o apoio de parcerias público-privadas (PPPs) ainda não especificadas, o GDF pretende construir, por exemplo, o Setor Mangueiral, perto do Jardim Botânico.

A iniciativa privada será convidada a participar do financiamento do programa Cheque Moradia, que dará às famílias que ganham até três salários mínimos por mês a chance de reformar suas casas. O governador José Roberto Arruda deve anunciar ainda a criação do Financiamento Social, que será facilitado para as famílias carentes. Dependendo da faixa de renda, os beneficiados poderão ter subsídio de até 100% na compra dos terrenos. A classe média será incluída no programa, mas com subsídios menores.

O programa habitacional será lançado em duas fases. Uma nesta quinta-feira e outra após a aprovação pela Câmara Legislativa do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Só com a lei em vigor o GDF poderá regularizar a maioria dos condomínios ilegais, que abrigam hoje 24% da população do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação