postado em 16/05/2008 08:53
Na quarta-feira (14/05) à tarde, Emerson Rocha de Moraes, de 4 anos, brincava em frente à casa do vizinho, em Samambaia, quando dois homens chegaram numa motocicleta. Um deles, com uma arma na mão, entrou na casa da família do garoto, prendeu os quatro adultos na sala, levou um relógio e uma caminhonete F-1000 que pertence a Luis Carlos dos Santos, 60 anos, aposentado.
O menino, que viu a arma na mão de um dos bandidos, se escondeu em um beco e só reagiu quando os ladrões foram embora. Um deles levou a caminhonete do colega do pai e o outro ;saiu arrochando a moto;, segundo as palavras do garoto. Quando Emerson chegou na porta de casa, o pai, Emídio da Costa Moraes, 30 anos, estava trancado com os colegas do lado de dentro. Nesse momento, vendo que os quatro adultos não sabiam como sair de dentro de casa, observou: ;Ele deixou a chave da casa do lado de fora da porta;. Pegou-a, rápido, e a entregou a Emídio, que já estava ligando de um celular para a polícia.
A PM lançou um alerta pelo rádio com todos os dados do veículo roubado e ficou de prontidão na saída para Santo Antônio do Descoberto, cidade goiana perto de Samambaia. Os policiais viram a F-1000 em direção ao estado vizinho. O ladrão acabou cercado de um lado por policiais do DF e, do outro, por PMs de Goiás que também tinham sido avisados.
Um dos assaltantes foi preso. Mauro Rubem Pereira de Oliveira, de 27 anos, morador de Santo Antônio do Descoberto, estava na direção da caminhonete. Ele já responde processos por furtos, roubos, receptação de artigos roubados e porte ilegal de arma. Na delegacia, contou que na pressa para fugir com a caminhonete deixou a chave na fechadura da casa que assaltou. Ele está preso na carceragem da Polícia Civil do DF. O comparsa dele permanecia foragido até o final da tarde desta quinta-feira (15/05).
Leia a reportagem completa, com arte sobre como tudo aconteceu, na versão impressa desta sexta-feira do Correio Braziliense