Cidades

Campanha incentiva recolhimento de óleo de cozinha no Lago Norte

;

postado em 16/05/2008 17:22
Moradores do Lago Norte preocupados com o meio ambiente terão a oportunidade de contribuir com a preservação do planeta e, ao mesmo tempo, ajudar a melhorar a renda de pessoas carentes. A Caesb lança, neste sábado (17/05), a Campanha de Recolhimento de Óleo de Cozinha de Frituras das residências do setor.

A ação faz parte do Projeto Biguá, que recolherá todo o óleo doado pela comunidade do Lago Norte para a fabricação de sabão. O óleo de cozinha será recolhido em galões colocados à disposição dos moradores na Administração do Lago Norte, Prefeitura Comunitária do Lago Norte e do Movimento Ecológico do Lago (MEL).

Em 2007, o Projeto Biguá desenvolveu uma oficina com 30 mulheres moradoras do Varjão, conscientizando-as quanto aos danos causados pelo derramamento de óleo nas redes de esgotos. Atualmente, a produção do material de limpeza derivado do óleo de cozinha é feita em uma cooperativa da qual participam três das moradoras capacitadas pelo projeto.

Esse é o primeiro econegócio propiciado pelo Biguá. A iniciativa foi lançada pela Caesb, em maio de 2007, como fruto de uma parceria entre a empresa e a Administração Regional do Varjão e tem como objetivos proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Uma das participantes da cooperativa é Gidalva de Jesus, de 45 anos, que foi levada até o projeto pela filha, Sheila de Jesus, de 28 anos. ;Minha filha começou a participar da oficina e me chamou também, depois eu não quis mais sair;, afirma Gidalva.

Agora, a rotina de Gildava se divide entre produzir marmitas pela manhã, e fazer sabão durante à tarde. ;Aqui na minha rua todo mundo usa e aprova o sabão que a gente produz. Acho que quando a gente começar a vender vai ser uma boa forma de complementar a nossa renda;, alegra-se. A terceira participante da produção é Kelly do Nascimento, de 22 anos, vizinha de Gidalva.

Lançamento

As primeiras 300 unidades do produto derivado de óleo de cozinha estarão à venda neste sábado, no lançamento da campanha, em estande montado em frente ao Península Shopping, no Lago Norte. ;Um de nossos objetivos é aproximar a população do Varjão e a do Lago Norte, duas cidades tão próximas, mas ao mesmo tempo tão diferentes;, afirma Fernando Starling, coordenador do Biguá. Para completar a iniciativa ecológica, os sabões serão embalados em papel reciclado.

A Caesb pretende expandir a campanha de recolhimento de óleo de fritura para todo o Distrito Federal, principalmente para bares, restaurantes e hotéis, possibilitando o surgimento de novas cooperativas de sabão. Para isso, a empresa já firmou um termo de cooperação com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar). ;O sindicato deu uma mini-fábrica de sabão para a cooperativa, o que possibilitará que a produção seja ampliada e de melhor qualidade;, destaca Starling.

O presidente do Sindhobar, Clayton Faria Machado, explica que pretende mobilizar os proprietários de estabelecimentos que geram óleo saturado para que esse produto seja recolhido e doado para a cooperativa do Varjão. ;Queremos sensibilizar o empresariado para a grandiosidade do Biguá que é um projeto social e ecológico;, observa. Ele estima que só no Plano Piloto a arrecadação do óleo saturado possa chegar a 25 mil litros por mês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação