Jornal Correio Braziliense

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Eixão do Lazer: muito mais do que 90 pessoas

Pesquisa feita pelo DER e divulgada pelo próprio secretário de Transportes indica que Eixão do Lazer é freqüentado por cerca de 2 mil brasilienses em um único domingo. Movimento é maior pela manhã

Estudos do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) mostram que o Eixo Rodoviário é fechado aos domingos e feriados para mais do que ;100 pessoas passearem com os cachorrinhos;, como afirmou o secretário de Transportes, Alberto Fraga. Para embasar a decisão do governo de reduzir o horário de funcionamento do Eixão de Lazer, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mediu a quantidade de freqüentadores do local no domingo 27 de abril. De 15 em 15 minutos, um técnico do órgão anotou a quantidade de pessoas que passavam pela via, tanto do lado sul quanto do norte. Na Asa Sul, 886 pedestres e 1.025 ciclistas usufruíram do Eixão do Lazer naquele dia. Na Asa Norte, o movimento foi de 1.576 pessoas a pé e 800 em bicicletas. Os números foram apresentados nesta sexta-feira (16/05) pelo próprio secretário Alberto Fraga, em entrevista ao Correio. Apesar da grande quantidade de freqüentadores apontada pelo estudo, a maior demanda se concentra na parte da manhã. A partir do meio-dia, o técnico não computou os dados no estudo. ;Horas se passavam sem que nenhuma pessoa fosse vista;, justificou Fraga. Segundo ele, a maior procura pelo Eixão do Lazer ocorre entre as 10h e as 11h. Além disso, acrescentou, os números da pesquisa podem apresentar duplicidade, pois as pessoas eram contadas na ida e na vinda, por isso, um mesmo pedestre pode aparecer duas vezes na pesquisa. Enquanto mediam a quantidade de pessoas no Eixão, os técnicos também calculavam o número de carros presos em congestionamentos na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). À tarde, mesmo aos domingos, 50 mil veículos se enfileiravam na via, em frente ao ParkShopping e à loja de departamentos Leroy Merlin. ;Vamos prejudicar a maioria das pessoas por causa de uma minoria ruidosa?;, provocou o secretário. Fraga diz que os eixos W e L já mostram sinais de saturamento, mesmo durante os finais de semana, o que justificaria a liberação do Eixão aos carros a partir do meio-dia. Desacordo As explicações, porém, não convencem a população. A medida anunciada pelo governo repercutiu entre a bancada do DF no Congresso Nacional e na Câmara Legislativa. ;Acho um absurdo querer acabar com uma conquista da população de Brasília. O Eixão é fechado desde 1991. É uma conquista para a paz no trânsito;, lembrou o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB). Para ele, o GDF deveria acelerar a conclusão da duplicação da Epia. ;A liberação dos recursos federais para a obra está em dia. Dos R$ 10,5 milhões empenhados em 2007, R$ 6,5 milhões já foram pagos;, explicou. Segundo Rollemberg, a bancada do DF na Câmara dos Deputados prevê destinar mais R$ 20 milhões em emendas parlamentares para o ano que vem. ;Esse Eixão reservado no domingo é uma das boas coisas de Brasília e não vejo necessidade de mudar. Aos domingos, não tem tanto trânsito para justificar essa medida. Vai prejudicar o lazer dos cidadãos sem trazer nenhum benefício;, afirmou o senador Cristovam Buarque (PDT). Deputados distritais também não pouparam críticas ao governo. O líder do PT na Câmara Legislativa, cabo Patrício, cobrou melhorias no transporte público. ;Essa desculpa do secretário de que tem que abrir por causa da Epia não é verdadeira. As pessoas se deslocam para o Plano Piloto no meio da semana. O governo deveria se preocupar em oferecer um transporte público de qualidade;, afirmou. O líder do governo, Leonardo Prudente (DEM), saiu em defesa do secretário de Transportes. ;O Eixão cumpre um papel de lazer, mas não acredito que há problemas de ele ser aberto aos carros a partir do meio-dia. É notório que as pessoas preferem usá-lo pela manhã, antes do almoço, quando o sol é mais fraco;, alegou.