postado em 17/05/2008 08:11
Qual o embasamento técnico para a redução do horário de funcionamento do Eixão do Lazer?As conseqüências das obras da Epia têm sido desastrosas. Tenho números que mostram que temos que nos preocupar com os carros congestionados. O Eixão é uma das principais artérias de circulação de Brasília. O convencimento, através dos dados, é que faz com que o governo tome uma atitude dessas.
Onde estão esses dados, por que não foram divulgados?
Tenho obrigação de mostrar isso para o governo. Encaminhamos esses estudos para o governador montar o seu juízo de valor. A data (de interdição) é ele que estabelece. Mas eu ofereci mecanismos suficientes para mostrar que ele não estará errado se adotar uma medida dessa.
Quem fez os estudos e o que eles revelam?
O Departamento de Estradas e Rodagem mediu a quantidade de carros engarrafados aos domingos e feriados e o número de pessoas que transitam no Eixão. O horário de pico é das 10h às 10h30, mas ele é mais utilizado pela manhã, das 6h às 11h45. Você tem 800 pessoas andando no Eixão e 50 mil carros parados na Epia.
Como foi calculado o total de carros parados?
Essa é outra medição feita pelo DER. Ficam naquele ponto em frente ao ParkShopping e à Leroy Merlin.
Mesmo aos domingos, secretário?
Domingo todos os shoppings estão abertos. Outra coisa, se você vem de um condomínio em Sobradinho e quer ir para o aeroporto, vai por onde? Vai cair na Epia porque o Eixão está fechado. Ninguém vai pegar o Eixinho, que tem velocidade de 60km/h e já está no limite. Elas poderiam usar a Avenida das Nações, mas pouca gente conhece. Colocamos a opção do horário da manhã porque o horário problemático é à tarde.
Por que o governo voltou atrás na decisão de fechar o Eixão do Lazer em janeiro?
Porque ainda não tínhamos os estudos.
Quando acabarem as obras na Epia, então, o Eixão está liberado?
A princípio, a proposta é essa. Estão falando de interdição, mas é uma redução no horário.