Cidades

Fraga: Última palavra será do governador

Entrevista com o Alberto Fraga, secretário de Transportes do DF

postado em 17/05/2008 08:11
Qual o embasamento técnico para a redução do horário de funcionamento do Eixão do Lazer?
As conseqüências das obras da Epia têm sido desastrosas. Tenho números que mostram que temos que nos preocupar com os carros congestionados. O Eixão é uma das principais artérias de circulação de Brasília. O convencimento, através dos dados, é que faz com que o governo tome uma atitude dessas.

Onde estão esses dados, por que não foram divulgados?
Tenho obrigação de mostrar isso para o governo. Encaminhamos esses estudos para o governador montar o seu juízo de valor. A data (de interdição) é ele que estabelece. Mas eu ofereci mecanismos suficientes para mostrar que ele não estará errado se adotar uma medida dessa.

Quem fez os estudos e o que eles revelam?
O Departamento de Estradas e Rodagem mediu a quantidade de carros engarrafados aos domingos e feriados e o número de pessoas que transitam no Eixão. O horário de pico é das 10h às 10h30, mas ele é mais utilizado pela manhã, das 6h às 11h45. Você tem 800 pessoas andando no Eixão e 50 mil carros parados na Epia.

Como foi calculado o total de carros parados?
Essa é outra medição feita pelo DER. Ficam naquele ponto em frente ao ParkShopping e à Leroy Merlin.

Mesmo aos domingos, secretário?
Domingo todos os shoppings estão abertos. Outra coisa, se você vem de um condomínio em Sobradinho e quer ir para o aeroporto, vai por onde? Vai cair na Epia porque o Eixão está fechado. Ninguém vai pegar o Eixinho, que tem velocidade de 60km/h e já está no limite. Elas poderiam usar a Avenida das Nações, mas pouca gente conhece. Colocamos a opção do horário da manhã porque o horário problemático é à tarde.

Por que o governo voltou atrás na decisão de fechar o Eixão do Lazer em janeiro?

Porque ainda não tínhamos os estudos.

Quando acabarem as obras na Epia, então, o Eixão está liberado?
A princípio, a proposta é essa. Estão falando de interdição, mas é uma redução no horário.

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