postado em 18/05/2008 10:22
Brasília - A 1ª Conferência Distrital de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros, realizada neste sábado (17) em Brasília, teve baixo quórum. Segundo informações da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, o evento foi organizado para cerca de 200 pessoas, mas apenas 162 se inscreveram.
A representante do grupo Coturno de Vênus e mediadora de conflitos do Centro de Referência LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), Joelma Cezário, culpou a comissão organizadora pela baixa presença. ;O quórum está realmente muito baixo, e isso tem tudo a ver com esta comissão de organização, que não conseguiu, em tempo hábil, garantir alimentação, divulgação e condição de participação do maior número de pessoas;, reclamou.
Joelma também acusou os organizadores de proibirem a divulgação da conferência em escolas de ensino médio. ;O governo disse que a divulgação nas escolas seria um ato de desrespeito com a sociedade, as crianças e as famílias. Tudo isso, embasado numa lógica preconceituosa de que nós queremos converter adolescentes à homossexualidade, o que não é verdade;, disse.
A subsecretária de Cidadania da secretaria, Ana Luiza Cerqueira, rebateu afirmando que a divulgação não foi vetada em nenhum lugar. ;Nós apenas dissemos que não era o caso de fazer a divulgação em escolas de ensino fundamental, porque esse não era o público alvo. Mas em nenhum outro lugar foi vetado;, explicou.
A subsecretária alegou ainda que mesmo estando com todos os preparativos encaminhados, a conferência foi adiada em função do pedido de algumas organizações da sociedade civil para que houvesse mais tempo. ;Eles mandaram uma carta dizendo que se não adiássemos eles iriam se retirar da conferência. Como o governo acredita que não é possível fazer uma conferência sem a sociedade civil, ele se curvou à exigência e adiou o evento em duas semanas, arcando com os custos;, revelou Ana Luiza.
A 1ª Conferência Distrital GLBT é preparatória para a Conferência Nacional, que acontecerá de 5 a 8 de junho em Brasília.