Cidades

55% dos internautas do Correio votam pela manutenção do Eixão do Lazer

Os leitores do Correio Braziliense votaram pela permanência da abertura do Eixão aos pedestres e ciclistas até as 18h, como vem ocorrendo desde 1991

postado em 19/05/2008 20:16

Se depender dos brasilienses, a polêmica sobre a redução do horário de fechamento do Eixão do Lazer aos domingos e feriados já está definida. Com 55% dos votos, os leitores do Correio Braziliense votaram pela permanência da abertura do Eixão aos pedestres e ciclistas até as 18h, como vem ocorrendo desde 1991, de acordo com o resultado da enquete publicada desde a última quinta-feira, 15, no www.correiobraziliense.com.br, sobre a proposta do governo de fechar a via das 6h às 12h. A medida, proposta pela Secretaria de Transportes do GDF, pretende amenizar o engarrafamento na BR-450, a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia).

Durante os cinco dias de votação o Correio disponibilizou três opções aos internautas: 1) O horário proposto (das 6h às 12h) seria suficiente para o lazer da população; 2) Não deveria ser fechado. As pessoas podem usar os parques em vez do Eixão; 3) Deveria continuar fechado até as 18h. A votação se encerrou as 18h desta segunda-feira.

Com 55% dos votos, a terceira proposta, que mantém o fechamento da via até as 18h nos domingos e feriados, liderou a preferência dos internautas. A segunda proposta mais votada obteve 29% de adesão e pergunta se, na opinião dos leitores, as pessoas deveriam utilizar os parques em vez do Eixão do Lazer, assim a via não precisaria ser fechada. Das três opções oferecidas a que menos agradou a população foi a proposta pelo governo, que obteve 15% do total de votos. Na avaliação desses internautas, o horário proposto é suficiente para correr, andar de bicicleta e passear com o cachorro na via.

O presidente da Ong Rodas da Paz, Maurício Machado Gonçalves, comentou o resultado da enquete. Para ele, ;existe uma cultura de que automóvel precisa de mais espaço do que as pessoas. Precisamos rever esta situação e privilegiar os atletas e ciclistas da cidade;, defende. Sobre o resultado da enquete, Gonçalves disse que para ele não foi uma surpresa. ;Só veio a contastar o que já sabíamos. Eu respeito o secretário de Transportes Alberto Fraga, mas não entendo qual o motivo dele em querer reduzir o fechamento do Eixão. Ele deveria buscar pesquisas mais embasadas;, acredita.

Procurado pela reportagem, o secretário de Transportes Alberto Fraga não quis comentar o resultado da enquete. Na última semana, o Governo do Distrito Federal propôs acabar com o lazer dos brasilienses que utilizam a via aos domingos e feriados. A justificativa é de que as obras na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) estão provocando engarrafamentos constantes na via. Na avaliação de Fraga, o Eixão fechado aos veículos aumenta, ainda mais, o congestionamento no trânsito do local.

Confira o resultado da pesquisa:

Esse horário é suficiente para o lazer da população - 15%

Não deveria nem ser fechado. As pessoas podem usar os parque no lugar do Eixão - 29%

Deveria continuar fechado até as 18h - 55%

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação