postado em 20/05/2008 15:53
O motorista que causou o acidente no Dia das Mães e deixou cinco feridos na via S3, nas proximidades da Ponte JK, está preso. Felipe Gonçalves de Souza Cruz, 47 anos, recebeu alta na manhã nesta terça-feira no Hospital de Base (HBDF) e seguiu direto para a carceragem da 1ª DP (Asa Sul). Exames médicos comprovaram que o homem estava embriagado e tinha fumado maconha antes do acidente. Testemunhas ouvidas pela polícia afirmam que Felipe dirigia em alta velocidade e fazendo ziguezagues para ultrapassar os demais carros. Ele responderá por tentativa de homicídio doloso, com pena de 3 a 10 anos para cada vítima.
A delegada chefe da 1ª DP, Martha Vargas, conta que esse é o primeiro caso de prisão por tentativa de homicídio doloso em acidentes de trânsito. "Geralmente os culpados respondem por lesão corporal culposa. Pagam umas cestas básicas e são liberados", explicou. Para ela, a prisão preventiva de Felipe representa uma avanço no combate à impunidade nas vias do Distrito Federal. "Precisamos mudar essa situação. Quem bebe e pega o volante assume o risco de matar e de morrer", observou.
O acidente ocorreu por volta das 15h do dia 11. Felipe conduzia o Palio placa JGZ 2476-DF, sentido Lago Sul/Plano Piloto. No sentido contrário da via, o engenheiro agrônomo André Vicente de Sanches, 39 anos, voltava de um almoço com a família ; a mulher Laura Pereira de Magalhães, 35; o enteado Jonas Pereira, 11; e o filho Felipe Sanches, 3 ; no Logan placa JHE 6338/DF. Eles comemoravam o Dia das Mães e seguiam para casa, em um condomínio no Lago Sul. Com exceção do pequeno Jonas, todas as vítimas receberam alta. O garoto, que passou por cirurgia para retirar 80 cm do intestino e o apêndice, permanece em observação no HBDF.