Cidades

Procissão do Santíssimo Sacramento emociona fiéis

;

postado em 22/05/2008 17:45

Com velas nas mãos, Cristãos de Brasília e das cidades do Entorno se emocionaram ao caminhar sobre o tapete de cerragens coloridas durante a Procissão do Santíssimo Sacramento, nesta quinta-feira (22/05). O tradicional evento católico, realizado há 28 anos na Esplanada dos Ministérios, teve início logo após a missa de Corpus Christi celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom João Braz de Aviz, e durou cerca de 35 minutos.

Durante a procissão, o arcebisco carregou o Santíssimo Sacramento e deu três bençãos especiais: pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias de todo o Brasil. Após o percurso de uma volta completa no quadrilátero central da Esplanada, o público recebeu a bênção final e assistiu a um espetáculo de 10 minutos de queima de fogos de artifício.

Segundo a organização, a celebração reuniu mais 40 mil pessoas. Já a Polícia Militar estima um número menor, de aproximadamente 16 mil participantes. Na bênção final, Dom João Braz agradeceu a presença de todos no dia em que a Igreja comemora Jesus Cristo sacramentado na eucaristia.

Cerimônia

A missa começou pontualmente às 17h. O público que foi à Esplanada se aglomerou no gramado central do Eixo Monumental, em frente ao palco onde Dom João Braz de Aviz presidiu a celebração. A cerimônia foi assistida pelo vice-presidente José Alencar, o secretário de governo José Humberto, o deputado distrital Pedro Wilson e o ex-governador Joaquim Roriz. O governador José Roberto Arruda não compareceu.

Seguido por 160 seminarista e 180 padres de todas as paróquias do DF, Dom João Braz caminhou da Catedral até o palco. Na procissão esse ano, os cléricos carregaram uma cruz em comemoração aos 200 anos da presença franciscana no Brasil.

O altar de dois metros de altura, 20m de comprimento e 25m de largura, com chão revestido com carpete vermelho e decoração de flores está montado em frente à Catedral de Brasília. No momento da Eucaristia, 100 seminaristas, 500 ministros extraordinários leigos e 20 sacerdotes distribuirão 18 mil hóstias à população. A expectativa da Arquidiocese de Brasília é que 50 mil pessoas participem do evento.


Confissões

Não foi só as procissões e a missa que levou os fiéis até a Esplanada. Muitos foram lá para realizar um dos grandes rituais católicos: a confissão. Cerca de três mil pessoas se confessaram com os padres que atendiam o público. Devido a grande procura, o trabalho, que estava prevista para terminar às 17h, foi prorrogado. A cerimônia já tinha começado e cerca de 300 pessoas aguardavam na fila para serem atendidas.

Entre quem buscavam se confessar hoje estava o microempresário José Inácio, 33 anos. Para ele, ato católico é muito importante. "É como você deixar sua casa cheia de lixo. Se você não limpar não vai conseguir entrar. Assim, se você não fala de seus pecados, ficará com vergonha de chegar diante do Santíssimo", disse José, que se confessa uma vez por mês.

Tapete
O tradicional tapete de Corpus Christi foi feito com serragem, palha, areia, sal, açúcar, borra de café e corante. Os 120 metros de desenhos que lembram o sacramento da Eucaristia cortam o gramado até o altar.

Cerca de 500 fiéis de grupos jovens confeccionaram o tapete na manhã desta quinta-feira. Eles chegaram às 6h e terminaram o trabalho por volta das 12h30. Durante toda a manhã a montagem teve acompanhamento de muita música religiosa, que os jovens cantavam e tocavam em violões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação