Cidades

Vazamento de amônia em fábrica assuta moradores de Taguatinga

;

postado em 24/05/2008 11:36

Um vazamento de gás amônia na fábrica da Coca-Cola, em Taguatinga Sul, tirou o sono da vizinhança nesta madrugada. Entre as 2h e 3h deste sábado (24/05) o cheiro forte do produto exalou pela redondeza. Moradores da região acionaram o Corpo de Bombeiros. Uma mulher, Suelen Pereira de Carvalho, 26 anos, chegou a ser encaminhada para o Hospital Regional de Samambaia, mas passa bem.

A Polícia Civil foi até o local durante esta manhã. Segundo o delegado da 21; Delegacia de Polícia (Areal), Reinaldo Rezende, cerca de 200 a 300 quilos de amônia espalharam-se pela fábrica. ;Aparentemente foi um problema causado por uma das válvulas dos tanques de refrigeração. Já fizemos o boletim de ocorrência;, afirmou o delegado. Segundo Rezende o Instituto Criminalista está fazendo perícia no local.

Moradora da QSF 12, Ivone Martins, conta que acordou durante a madrugada com o barulho de um estrondo. ;Não consegui dormir a noite inteira com medo do gás;, diz. O cheiro forte causou mal estar e ardência nos olhos da vizinhança.

Funcionários da Coca-Cola que estavam no local nesta manhã não quiseram comentar o ocorrido. A reportagem tenta contato com os responsáveis da fábrica.

Memória

30 de março de 2008 o vazamento de amônia em uma fábrica da Sadia, em Samambaia, deixou vários funcionários intoxicados com o produto. Na época seis quadras da expansão de Samambaia (QRs 427, 431, 433, 627, 621 e 633) e mais duas escolas públicas, próximas a fábrica, onde estudam 1,3 mil alunos, reclamaram do mal cheio vindo do local. A empresa foi notificada por não ter equipamentos sonoros que detectam o vazamento da amônia.

22 de maio de 2007 um vazamento de amônia intoxicou 31 funcionários da empresa Asa Alimentos, que fica na BR-080, a 15 km de Brazlândia. O problema aconteceu em conseqüência de uma manutenção preventiva no sistema de refrigeração da empresa. Os funcionários sentiram engôos e abandonaram o prédio uma hora após o vazamento ter começado.

25 de junho de 2006

Um caminhão carregado de amônia caiu em uma ribanceira após colidir com um Pálio na BR-040, no trecho que vai de Cristalina (GO) e Paracatu (MG). As duas pessoas que estavam no Pálio morreram na hora. A retirada do caminhão levou três dias. O veículo era da Trans Kompa e carregava 20t de amônia.

13 de janeiro de 2000

Um vazamento de gás em Ceilândia matou uma pessoa e deixou outras 158 com sintoma de intoxicação. O vazamento começou na Casa 18 da QNN 6, onde um serralheiro mexia em um cilindro vermelho, de 50 kg, usado para fins industriais. A válvula de segurança do recipiente se rompeu. Apavorado o homem levou o botijão aberto para o meio da rua. A fumaça espalhou atingindo a vizinhança. A substância contida no cilindro não foi confirmada. Não se sabe se era cloro, acetileno ou amônia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação