postado em 26/05/2008 11:13
Uma quadrilha especializada em roubo de veículos foi presa por volta das 6h desta segunda-feira (26/05), pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) da Polícia Civil. Dos 15 integrantes identificados, 11 foram presos e detidos - entre eles há quatro adolescentes com idade entre 16 e 17 anos. Há quatro meses os policiais investigam o grupo que praticou, desde o início do ano, pelo menos 40 roubos.
O delegado chefe da DRFV, Moisés Martins, explicou que a operação - intitulada Mão de Ferro - teve início quando o cabo da Polícia Militar, e um dos líderes da quadrilha, Wilsdon Oliveira Pinheiro, 41, foi preso com quatro carros roubados e objetos pessoais das vítimas, em março. Ele foi solto em seguida e manteve-se na corporação cumprindo trabalho administrativo. Neste domingo (25/05), ele voltou à cadeia por meio de mandado de prisão.
A quadrilha atuava na Asa Sul, Asa Norte, Guará, Cruzeiro, Vicente Pires e Taguatinga. Os carros eram usados no roubo de outros veículos e de comércio. Em seguida, eram abandonados em Águas Lindas de Goiás e na cidade onde moravam os integrantes do grupo, a Estrutual. "Há três anos, os crimes de roubo e furto no Distrito Federal, estão dentro de um mesmo percentual. São, em média, 25 veículos por dia. É um crime que traz insegurança à comunidade e estamos combatendo com a prisão das quadrilhas", observou o delegado. Os presos respondem por roubo a veículos e formação de quadrilha. Os menores foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).