Aumento das mortes no trânsito, dos congestionamentos, tormento da falta de vagas. Problemas provocados pelo crescimento acelerado da frota ; neste mês o Distrito Federal atingiu mais de 1 milhão de veículos ; e, principalmente, pela falta de políticas públicas para o setor. Na tentativa de conter o caos nas vias, o governo local lança nesta quinta-feira (29/05) um pacote com 10 medidas que vai mexer com o dia-a-dia do brasiliense. O Correio teve acesso com exclusividade ao plano. Oito das ações entram em vigor imediatamente. Duas, só na próxima semana.
Uma das mudanças mais polêmicas é a que trata do estacionamento em fila dupla nas comerciais e entrequadras. A partir de hoje, quem cometer a infração será multado como prevê o Código de Trânsito Brasileiro. A fiscalização estará a cargo de policiais militares, que vão percorrer de moto esses locais para punir quem ignora a lei. Com isso, circular nessas regiões deve ficar mais fácil e rápido. A determinação já entrou em vigor e não é a única.
Os brasilienses terão de se acostumar com algumas restrições, a exemplo do que já ocorre em locais como Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Entre elas, caminhões e carretas não poderão circular na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) das 7h às 9h e das 17h às 19h nem carregar ou descarregar mercadorias nas comerciais e entrequadras durante os horários de maior movimento.
Os resultados, garante o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga, aparecerão em um mês. Fazendo uma crítica ao governo do qual faz parte, Fraga atribuiu o aumento dos acidentes nos primeiros quatro meses de 2008 à falta de fiscalização. Segundo o secretário, se o motorista vê o agente na rua, ele se policia.
De janeiro a abril deste ano, o número de mortos em acidentes de trânsito saltou 23% na comparação com o mesmo período de 2006. Ao todo, 161 pessoas morreram. Esse é o índice mais alto de mortes no primeiro quadrimestre de um ano desde 1997. ;Temos que reduzir esses índices;, ressaltou Fraga.
Mudanças também na Ponte JK. Ela será vigiada 24 horas por dia. E quem se acostumou a parar nas faixas de recuo para admirar o lago ou mostrar o local para o visitante terá de encontrar outro lugar. O Detran vai colocar placas de proibido estacionar. Quem insistir será multado. Com isso, espera-se reduzir a quantidade de pequenos acidentes na região.
E por falar em colisões sem gravidade, a partir de agora os condutores envolvidos nesse tipo de ocorrência (em que não há vítimas) ficam obrigados a retirar os veículos da pista imediatamente. A norma já existe e está no artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro. Mas, por aqui, é comum esperar a perícia para só depois desobstruir a via. ;No início haverá resistência. Com o tempo, as pessoas vão entender que o interesse da maioria prevalece sobre o particular. Quem insistir ganhará uma multa;, advertiu o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga.
A fluidez no trânsito também será garantida durante as blitzes. Os agentes vão usar um radar que faz a leitura da placa do veículo e indica se existe alguma irregularidade, como falta de licenciamento, multas, se o carro é roubado ou clonado. Com isso, só serão parados os motoristas com alguma pendência. A blitz inteligente não exclui as outras, para pegar os bêbados, os que fazem racha e os que dirigem sem habilitação.
Restrições
Das 10 medidas do pacote de trânsito (veja arte), duas são restritivas. A partir da próxima semana, caminhões e carretas estarão proibidos de trafegar pela EPTG das 7h às 9h e das 17h às 19h ; horários de congestionamentos quilométricos. O governo vai elaborar e publicar um decreto com as regras. Assim que saírem no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), elas começam a valer. A outra mudança vai atingir principalmente os comerciantes. As cargas e descargas de produtos só poderão ocorrer nos horários de pouco movimento, provavelmente à noite. A definição sai esta semana.
Outra tentativa de reduzir o tráfego pesado de caminhões na cidade é a apresentação de uma rota alternativa para os caminhoneiros que apenas cortam o DF. O caminho é pela DF-100. O acesso é na BR-020, na divisa do DF com Goiás, vindo de Formosa. O motorista vai dirigir 40km a menos, saindo na BR-040, perto de Santa Maria. O inverso também pode ser feito. O problema é que 34km da DF-100 são de terra batida. O restante está todo asfaltado e em boas condições. A partir de hoje, policiais da CPRv vão parar os motoristas e informá-los sobre esse caminho, que não será obrigatório.
Para arrematar o pacote de medidas, haverá reforço na política de educação no trânsito e pintura de faixas de pedestre. O governo vai investir R$ 824 mil na pintura de 2.386 pontos de travessia de pedestres em todo o DF. Brasília, Planaltina, Ceilândia, Taguatinga e Gama são os locais com o maior número de passagens de pedestres a receberem novas demãos de tinta. Mas a prioridade, segundo Alberto Fraga, são as cidades de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, onde ocorre a maioria dos atropelamentos fatais. Além disso, as campanhas de educação no trânsito serão permanentes e atualizadas com freqüência.