postado em 29/05/2008 10:08
Brasília dá um novo passo rumo à preservação ambiental nesta quinta-feira (29/05). Será lançada, às 19h30 no Condomínio Imperial, a segunda etapa da implantação da coleta seletiva de lixo no Park Way. O projeto, que teve início no dia 5 de maio, já funciona nas quadras de 1 a 5. Agora ele se estenderá da 6 a 13.
"Hoje nós estamos colhendo cerca de cinco mil quilos de resíduos diários. Desses, cerca de dois mil são recicláveis. Nossa expectativa é que haja um aumento de sete mil quilos", diz o administrador regional Antônio Girotto. A intenção, segundo ele , é atender todas as 29 quadras do Park Way até o fim deste ano, o que inclui as áreas rurais de Vargem Bonita, Ipê Coqueiro e Córrego da Onça.
No encontro de hoje, também será discutida a ordem de serviço que tornará obrigatório, nas área já contempladas, o uso de lixeiras ecologicamente corretas. Os moradores terão que instalar um ponto para a coleta com dois recipientes: um para resíduos orgânicos e outro para resíduos secos. Um protótipo foi instalado no Colégio Espaço Criativo, onde o programa foi lançado; alguns condomínios já aderiram ao modelo. Para Girotto, esse modelo vai desburocratizar o processo de separação em casa. "Nem sempre as pessoas têm tempo de separar o papel, do vidro e do metal", argumenta.
Hoje, essa coleta é feito em parceria com a cooperativa 100 dimensão, responsável por levar os resíduos sólidos para a área de transbordo, no Riacho Fundo II. Mas, a partir do próximo dia 5, esse trabalho deve receber o reforço dos caminhões do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
No galpão da cooperativa 100 dimensão, 200 famílias trabalham na separação dos resíduos e na produção de produtos como bolsas e até vestidos feitos com material reciclável. O Park Way tem um lixo rico, na avaliação de Girotto. "Quando o projeto antender toda a área, esperamos colher cerca de 35 mil quilos diários, e 30% dele será reaproveitável. Assim, vamos contribuir para o aumento da renda dessas famílias", diz.