postado em 29/05/2008 13:11
O Governo do Distrito Federal lançou nesta quinta-feira (29/05) um pacote emergencial com dez medidas contra o caos no trânsito. Com a resolução - elaborada no mesmo mês em que o DF alcançou mais de 1 milhão de veículos - o GDF espera diminuir os congestionamentos, a falta de vagas e o número de acidentes e mortes nas pistas da capital. Oito das dez medidas entram em vigor imediatamente. As outras duas, na semana que vem. De acordo com o governo, um seminário do Departamento de Trânsito (Detran) nos dias 9 e 10 de junho vai discutir novas idéias, que serão aproveitadas para formular um pacote definitivo.
Fiscalização acirrada, restrições nas vias, educação de motoristas e pedestres e maior punição são o principal foco do pacote. O GDF anunciou que na próxima semana o governador José Roberto Arruda deve lançar uma campanha permanente de educação no trânsito. O secretário de Transportes, Alberto Fraga, frisa que os condutores vão ter que respeitas as regras de trânsito. "O que nós querermos é mostrar para os motoristas que aqueles que estão em desacordo com a legislação serão incomodados de alguma forma: advertidos, notificados ou multados", garante Fraga.
Entre as
Para aumentar a fiscalização, o DF ganha um reforço de 180 homens a partir desta quinta-feira. Eles deixaram o serviço burocrático do Batalhão de Trânsito da PM, da Companhia de Polícia Militar Rodoviária (CPRv) e do Departamento de Trânsito (Detran) e vão para as ruas. Com os oficiais extras, a políca vai implantar o policiamento à pé. Ônibus com 30 homens irão inspecionar vários pontos da cidade. Eles vão desembarcar e multar todos os carros estacionados irregularmente na área. Depois, voltam ao ônibus e partem para um outro local.
Uma das mudanças mais polêmicas previstas no pacote é a que trata do estacionamento em fila dupla nas comerciais e entrequadras. A partir desta quinta-feira, quem cometer a infração, comum nas quadras mais movimentadas, será multado como prevê o Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, circular nessas regiões deve ficar mais fácil e rápido.
Os brasilienses terão de se acostumar com algumas restrições, como já acontece em outras cidades - Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Entre elas, caminhões e carretas não poderão circular na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) das 7h às 9h e das 17h às 19h nem carregar ou descarregar mercadorias nas comerciais e entrequadras durante os horários de maior movimento.
A fluidez no trânsito também será garantida durante as blitzes. Os agentes vão usar um radar que faz a leitura da placa do veículo e indica se existe alguma irregularidade, como falta de licenciamento, multas, se o carro é roubado ou clonado. Com isso, só serão parados os motoristas com alguma pendência. A blitz inteligente não exclui as outras, para pegar os bêbados, os que fazem racha e os que dirigem sem habilitação.
Confira as dez medidas do pacote para melhorar o trânsito no DF:
1 - Fiscalização
A Ponte JK será fiscalizada 24 horas por dia. Mais 100 policiais militares do Batalhão de Trânsito e da Companhia de Polícia Militar Rodoviária (CPRv) e 80 agentes do Detran, que atuavam administrativamente, se juntarão ao efetivo já presente nas ruas.
2 - Blitz inteligente
Radares inteligentes vão identificar veículos irregulares (roubados, clonados ou com impostos vencidos, por exemplo). Só eles serão parados.
3 - Fila dupla
Policiais militares em motos e a pé vão multar o motorista que parar em fila dupla nas quadras comerciais. Isso deve dar mais fluidez ao trânsito.
4 - Veículos pesados
Caminhões e carretas não poderão circular pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) das 7h às 9h e das 17h às 19h.
5 - Carga e descarga
Na área central e nas entrequadras, a atividade só será permitida em horário de pouco movimento (das 9h às 11h, das 15h às 17h e das 20h às 7h)
6 - Rota alternativa
Caminhões que trafegam pela BR-020 (sentido Formosa-DF) e apenas passam por Brasília serão orientados pela CPRv a pegar um desvio pela DF-100. O caminho alternativo começa na divisa do DF com Goiás e encontra a BR-040, perto de Santa Maria.
7 - Liberação das vias
Em caso de acidente sem vítima, o motorista deve retirar o carro da via imediatamente. Se não fizer isso, ganhará multa como prevê o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.
8 - Metrô
Os três trens que estavam quebrados serão entregues à população até 30 de junho.
9 - Pintura de faixas
O governo vai investir R$ 824 mil na pintura de 2.386 faixas de pedestres em todo o DF. Também fará campanhas de respeito ao ponto de travessia nas regiões com grande índice de mortes por atropelamento. Esse trabalho deve começar por Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.
10 - Educação de motoristas e pedestres
Será lançada uma campanha educativa permanente e constantemente atualizada nos veículos de comunicação.