Cidades

PM autua 257 motoristas nas primeiras horas de ações emergenciais

Nas primeiras horas de vigência das ações emergenciais para desafogar as vias do DF, a Polícia Militar autuou 257 motoristas. Antes, a cada dia, esse número era 50% menor

postado em 30/05/2008 08:24
As filas duplas de carros no Plano Piloto estão com os dias contados. Os brasilienses habituados a estacionar os veículos atrás dos que estão nas vagas, ou ao longo do meio-fio, foram surpreendidos nesta sexta-feira (29/05) com multa de R$ 127 e cinco pontos na carteira de motorista. Somente a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) autuou 257 condutores nas asas Sul e Norte, número duas vezes maior do que em dias comuns. Segundo o Departamento de Trânsito (Detran-DF), cerca de 9 mil veículos são notificados por mês no DF por estacionar em local irregular. A ação está entre as 10 medidas anunciadas pelo governo e antecipadas pelo Correio para conter o caos nas vias da capital (veja quadro), saturada com mais de 1 milhão de veículos.

Um total de 180 homens do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTrans), da Companhia de Polícia Militar Rodoviária (CPRv) e do Detran foi remanejado do serviço administrativo para as equipes de fiscalização. Agora, são 710 militares e 180 agentes nas ruas. ;Começamos pelo Plano Piloto, onde a situação nas quadras comerciais e no Setor Comercial Sul (SCS), por exemplo, é crítica. Mas vamos estender a ação para todo o DF. Lugar de carro é na vaga;, alertou o comandante do BPTrans, coronel José Ricardo Cintra. O reforço da fiscalização na Ponte JK também começou ontem. Além das câmeras de vídeo, agentes do Detran ficam no local 24 horas por dia. ;Deixar o carro no acostamento para apreciar a vista ou vender mercadorias também está proibido;, avisou o chefe de fiscalização do órgão, Silvaim Fonseca.

A ronda policial ocorrerá principalmente nos horários de pico ; das 7h às 9h, das 11h às 14h e das 17h às 20h. O único local fixo é a Ponte JK. Nos outros pontos da cidade, os fiscais circularão em motos ou a pé para flagrar as irregularidades. A PM vai usar um microônibus para transportar os militares. Em um determinado local, como o SCS, todos descem para o mutirão de notificações. Segundo o secretário de Transportes, Alberto Fraga, além da punição, haverá campanhas educativas. ;Queremos conscientizar os motoristas, mas vamos autuar os infratores;, ressaltou. A campanha permanente será oficialmente lançada pelo governador José Roberto Arruda na próxima terça-feira.

Quadras intransitáveis
Embora atinja o bolso dos brasilienses, a fiscalização foi comemorada pela maioria das pessoas. Só quem estacionou onde não devia se queixou da multa. O bancário Luís Ramos, 34 anos, que ontem procurava uma vaga na 107 Sul, já ficou preso diversas vezes por deixar o carro no lugar correto. ;É uma medida necessária. Já fiquei trancado até meia hora. As quadras de restaurantes e bares da moda estão intransitáveis;, observou.

Mas os comerciantes reclamaram da forma como a polícia agiu. Segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar) do DF, Clayton Machado, muitos estabelecimentos tiveram prejuízos. ;Os clientes ficaram assustados com a chuva de multas. Nem os manobristas foram poupados.;

A classe dos comerciantes deve procurar o governo para negociação nos próximos dias. O secretário Fraga ressaltou que, além das melhorias no transporte público com o programa Brasília Integrada, o governo estuda a criação de 50 mil vagas subterrâneas na área central da cidade, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação