Cidades

Especialitas aprovam medidas para o trânsito, mas com ressalvas

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postado em 30/05/2008 08:43
O pacote lançado nesta quinta-feira (29/05), para aliviar os transtornos no trânsito do Distrito Federal é emergencial e não resolverá de uma vez por todas problemas como engarrafamentos, falta de vagas e acidentes. As medidas ficarão em vigor, inicialmente, até o seminário que será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães nos dias 10 e 11 de junho. No encontro, promovido pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran), governo e especialistas se reunirão para discutir soluções definitivas e duradouras. Depois de ouvir as sugestões, o governo vai elaborar um pacote de políticas de médio e longo prazo. Novas idéias para mudanças imediatas também podem surgir depois do debate.

Especialistas ouvidos pelo Correio aprovaram parte das medidas, mas fizeram ponderações. O ex-presidente do Detran Luís Riogi Miúra, servidor aposentado do órgão, disse que o sistema de fiscalização de trânsito ainda é deficiente, mesmo com o reforço de 180 homens. Miúra alerta que os fiscais devem atuar em rodízio e não ficar apenas em um local fixo. ;O efetivo ainda é pequeno, mas, se usado de forma inteligente, aumentará a sensação de vigilância para a população. Não pode ter um sistema fixo, para as pessoas não adivinharem onde os agentes estarão;, explicou.

Para Miúra, porém, não adianta colocar mais homens nas ruas se o governo não aproveitar o potencial da fiscalização eletrônica. Segundo ele, atualmente, os pardais e barreiras eletrônicas não são mais tão eficientes, pois perderam a capacidade de coibir motoristas de trafegarem em alta velocidade. ;Os pardais da Estrutural, por exemplo, não fazem o condutor sustentar a velocidade de 80 km/h ao longo de toda a via. Quem dirige sabe onde eles estão e freiam ao passar por eles. O Detran deveria aumentar os pontos de fiscalização, mas manter o funcionamento deles em rodízio de forma que o motorista não saiba qual está ligado;, sugeriu.

Outro objetivo do pacote é aumentar a fluidez no trânsito para reduzir engarrafamentos nos horários de pico. Por isso, além de multar carros estacionados em local proibido, o governo vai restringir a circulação de carretas e caminhões em vias movimentadas, como a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), das 7h às 9h e das 17h às 19h. O diretor do Detran, Jair Tedeschi, vai assinar uma ordem de serviço na próxima semana com a proibição.

Carga e descarga
Uma ordem de serviço também vai restringir o horário para carga e descarga nas entrequadras do Plano Piloto, nas áreas centrais e nas principais vias, como a Avenida W3. As entregas só poderão ser feitas das 9h às 11h, das 15h às 17h e das 20h às 7h. Os documentos, segundo o secretário de Transportes, Alberto Fraga, estão prontos para ser assinados. ;Vamos insistir nesses horários. Se continuar tendo engarrafamento, só permitiremos cargas e descargas no período noturno;, disse Fraga.

O especialista em engenharia de tráfego Joaquim Aragão, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), ressalta que o governo pode ter problemas ao concentrar as entregas no período noturno. ;As entrequadras, por exemplo, são áreas residenciais. Pode perturbar o sono dos moradores. Além disso, vai ter impacto no comércio, que terá que pagar horas extras aos entregadores;, examinou. Para Aragão, há outra forma de reduzir os engarrafamentos causados com as entregas: controlar o tipo de veículo utilizado. ;Em Brasília, não raro veículos rodoviários, como caminhões de grande porte, são usados no meio urbano. As entregas devem ser feitas em carros menores, como Kombis;, afirmou.

Das 10 medidas anunciadas, duas ainda dependem de programação de Detran para serem colocadas em prática. O governador José Roberto Arruda autorizou um investimento de R$ 824 mil para a pintura de faixas de pedestre. O dinheiro é suficiente para revitalizar 2.386 delas, mas o órgão ainda não definiu quais locais são prioridades e, por isso, o trabalho não tem data para começar. O Detran também passará a usar os radares móveis em blitzes. O equipamento permite uma abordagem inteligente: ele é capaz de identificar placas de veículos irregulares, com multas ou débitos, para os agentes selecionarem os carros a serem parados. Mas ainda não se sabe quando a medida sairá do papel.

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