postado em 30/05/2008 14:30
Um trecho do lago Paranoá estará interditado na próxima segunda-feira (02/06) pela Companhia Energética de Brasília (CEB). A operação será para a troca de um cabeamento submerso no lago. O objetivo é ligar as linhas de distribuição da QI 28 do Lago Sul, nas proximidades do Condomínio Villages Alvorada, até a área verde entre os Palácios da Alvorada e do Jaburu, residência oficial do vice-presidente. A CEB informa que não há risco de corte de energia durante a troca.
A navegação no lago, entre a Ponte JK e o Palácio da Alvorada, estará proibida a partir das 6h da segunda-feira até o termino da operação. A Delegacia Fluvial de Brasília fará o controle do bloqueio, que visa a segurança dos técnicos e mergulhadores que participam da operação.
Segurança
O novo cabo tem extensão de 1,8 mil metros e pesa 57 toneladas. Segundo a assessoria da CEB, o equipamento amplia a confiabilidade e a capacidade de distribuição de energia para o Plano Piloto. Serão investidos R$ 6 milhões na substituição do cabo antigo, que foi instalado na década de 60.
Esta é uma das ações que faz parte do Plano Emergencial de Investimentos para 2008 da CEB. Nele, a companhia pretende aplicar R$ 167 milhões em obras que continuam até dezembro deste ano. Em junho, também serão inauguradas a subestação do Sudoeste (que fica na altura do Memorial Juscelino Kubitschek) e a construção da linha de distribuição entre Brasília e a nova subestação.