Cidades

Nova campanha de conscientização no trânsito é lançada hoje

;

postado em 30/05/2008 14:12
Último dia útil da semana, termina o expediente, hora de se reunir com os amigos para conversar e tomar todas. Mas alguém vai ter que ficar sóbrio. O motivo? Dar carona para o restante da turma e, assim, contribuir para um trânsito mais seguro. Essa é a proposta de um convênio assinado entre o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar) e a Organização Não-Governamental Amigos da Vez. O projeto, que prevê apresentações teatrais para conscientização e panfletagem com textos objetivos e diretos, será apresentado nesta sexta-feira (30/05), às 17h30, no Hotel Brasília Alvorada (antigo Blue Tree).

O objetivo, segundo o presidente do Sindhobar, Clayton Gonçalves, é contribuir com a redução dos acidentes de trânsito causados por bebidas alcoólicas no DF. "Em cada grupo uma pessoa será escolhida para não beber naquele dia. Ela ficará com a chave do veículo e será responsável por deixar os amigos em casa", explica.

Para Clayton essa é a forma do Sindhobar mostrar a preocupação com toda a clientela e com a sociedade. "Até mesmo porque também temos famílias e não queremos que nenhuma pessoa querida se machuque em algum acidente", justifica.

A campanha é idealizada pela ONG Amigos da Vez em todo o País, e foi realizada em Brasília em novembro do ano passado, quando teve, segundo Clayton, uma grande aceitação do público. Agora ela será retomada nos meses de junho e julho, mas nada impede que tenha continuidade, segundo o presidente do Sindhobar. "Nossa idéia é trabalhar na medida em que for preciso fazer a conscientização. Na hora que a gente vir que o recado já está assimilado, a tendência é reduzirmos a ação."

Nova lei
Outra preocupação do Sindhobar é ir preparando os clientes para se adequarem à Medida Provisória 415. O texto, aprovado na última terça-ferira (27/05) na Câmara Federal, além de proibir novamente a venda de bebidas alcoólicas nos perímetros rurais das rodovias federais, prevê alcoolemia zero para os motoristas. "Dentro dessa linha, onde a tolerância do álcool será zero, nós estamos encampando esse projeto em Brasília", diz Clayton Gonçalves.

Segundo a medida, serão multados motoristas que tenham no sangue qualquer teor alcoólico. Atualmente, só recebem multas os condutores que tiverem concentração acima de 0,6 gramas por litro de sangue. Os parlamentares pedem ainda a pena de detenção para o condutor com concentração alcoólica acima da permitida que se envolver em crime de trânsito. O projeto deverá agora ser sancionado pelo presidente da República.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação