Cidades

Detran flagra 633 motoristas embriagados

Multas aplicadas este ano por direção sob influência de álcool superam o total de autuações de 2005 e 2006. Para conscientizar motoristas, AmBev doará mil bafômetros ao órgão

postado em 04/06/2008 08:39
A cada 5h48min, um motorista é flagrado dirigindo embriagado pelas ruas do Distrito Federal. O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) multou 633 pessoas por guiar sob influência de álcool ou entorpecentes entre janeiro e 1; de junho deste ano. Em apenas quatro meses, o número superou o total de 2005 e 2006 (269 e 353, respectivamente). Só no último fim de semana, foram 40 flagrantes.

Segundo o gerente de Fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca, o órgão intensificou as operações em 2007, por isso conseguiu abordar mais infratores. Além disso, a Lei Federal n; 11.275/2006 garantiu mais agilidade na identificação de pessoas embriagadas. Se o motorista se recusar a fazer o teste do bafômetro, ele não precisa ser levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para exame de sangue, como acontecia antes.

;O agente acusa a infração mediante notórios sinais de embriaguez. Assim podemos ficar mais tempo em operação e paramos o condutor antes que ele mate ou morra no trânsito;, comentou Fonseca. A multa para quem é pego dirigindo alcoolizado é de R$ 957, além da suspensão do direito de dirigir. Se não houver um passageiro em condições de guiar o veículo, ele é recolhido ao depósito do Detran.

Educação
O órgão ganhará um reforço nas ações para reduzir os casos de embriaguez ao volante. O Detran receberá uma doação de mil bafômetros descartáveis amanhã. Os aparelhos serão usados em campanhas educativas em escolas, bares e festas. O lote virá do Programa AmBev de Consumo Responsável, que desde 2001 já distribuiu 59 mil bafômetros para vários estados. ;Nosso objetivo é contribuir com o governo na linha educativa e preventiva, alertando aos motoristas que direção e bebida não se misturam;, lembrou o diretor de responsabilidade corporativa da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), Luíz Eduardo Osório. A empresa também entregará ao governo local dois aparelhos digitais que estavam em manutenção.

A função dos equipamentos descartáveis será familiarizar a população com o teste e ressaltar os níveis máximos de bebida permitidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Eles não substituem os bafômetros digitais usados em blitzes. É proibido dirigir com concentração de álcool acima de 0,3 milímetros por litro de ar expelido pelo pulmão ; o equivalente a um copo de cerveja para uma pessoa de 50kg. Segundo Fonseca, a fiscalização continuará intensa, principalmente entre as 18h e as 5h e aos finais de semana.

Licenciamento
O departamento deu continuidade ontem à fiscalização do licenciamento dos veículos com final de placa um e dois. Dos 34 veículos apreendidos nas blitzes montadas em cinco pontos da cidade ; Asa Sul, Setor de Indústrias Gráficas, Taguatinga e Samambaia e Setor de Garagens Oficiais Norte ;, apenas duas motocicletas não portavam o comprovante por falta de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Irregularidades comuns, como falta de carteira nacional de habilitação (CNH), foram as mais flagradas pelos agentes.

Além de ter o carro apreendido pela falta do documento, o proprietário precisa pagar multa de R$ 191 e ainda ganha sete pontos no prontuário de sua CNH. Assim, restarão apenas 13 para atingir o limite máximo de pontuação permitida para não ter o direito de dirigir suspenso. A verificação do licenciamento para os carros de final de placa um e dois segue até o dia 30 deste mês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação