postado em 04/06/2008 12:04
O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e o secretário de Transportes, Alberto Fraga, fizeram na manhã desta quarta-feira (04/06) a entrega simbólica de 210 microônibus, que estavam estacionados no canteiro central do Eixo Rodoviário Sul. Outros 140 chegam até a sexta-feira (06/06). Os veículos fazem parte do programa Brasília Integrada e o governo espera que 200 mil usuários sejam beneficiados.
Os 350 microônibus serão responsáveis por levar as pessoas até as estações de integração em todo o DF. Deste total, 170 contarão com acessibilidade para deficientes. A expectativa é de que em cerca de 15 dias os veículos estejam rodando na capital federal. A passagem será integrada, isto é, quem pegar um dos microônibus em uma cidade vai pagar R$ 1,50 e ao embarcar em um ônibus ou no metrô paga somente o mesmo valor, totalizando R$ 3 em qualquer viagem no Distrito Federal.
Alberto Fraga disse durante a entrega dos veículos que, agora sim, começa a integração no transporte público. "Esses microonibus são os alimentadores, itens muito importantes do Brasília Integrada". Quando proibiu as vans piratas de circular no DF, o secretário de Transportes havia dito que iria substituí-las por microônibus licitados.
O processo de licitação teve dez concorrentes. Quatro cooperativas - ligadas a ex-empresários das vans irregulares - e uma empresa ganharam. Segundo o governo, empresas que detêm o quase monopólio do transporte público foram impedidas de participar.